Bombeiros de Sintra festejam 129.º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra assinalou o seu 129.º aniversário, no passado dia 30 de Junho, com um conjunto de actividades alusivas à data. As cerimónias serviram ainda para condecorar e homenagear vários bombeiros, personalidades e entidades por serviços distintos prestados à comunidade.

As celebrações tiveram início com o tradicional toque de alvorada, a que se seguiu a formatura junto ao quartel da corporação e o hastear das bandeiras. Ainda ao início da manhã, decorreu uma cerimónia de homenagem aos bombeiros sepultados nos cemitérios de S. Marçal e Alto da Bonita, em São Pedro de Sintra.

A manhã ficou ainda marcada por um desfile apeado e motorizado do corpo de bombeiros que percorreu várias ruas da vila de Sintra e pela recepção às entidades oficiais e convidados que marcaram presença na festa. Antes da sessão solene e do almoço de confraternização, decorreu também a bênção de novas viaturas entregues à corporação.

Durante as celebrações, que decorreram no auditório do quartel dos Bombeiros de Sintra, foram atribuídas condecorações a elementos da corporação que completaram marcos importantes nas suas carreiras e entregues medalhas e diplomas a personalidades e entidades que se destacaram por acções de benfeitoria, nomeadamente de solidariedade e apoio à causa dos bombeiros.

A empresa Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida com a Medalha de Honra Grau Ouro, pela estreita colaboração que tem mantido com o Município, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e as Corporações de Bombeiros locais na prevenção e vigilância contra incêndios, de forma a assegurar a protecção da Paisagem Cultural de Sintra.

Além de bombeiros da corporação, foram ainda distinguidas várias personalidades, entre as quais o fotojornalista Marques Valentim, que recebeu a Medalha de Honra de Grau Prata, e José Morais, gerente da Funerária Quintino e Morais e Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Filarmónica União Assaforense, a quem foi entregue um diploma.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.