Quem visitar o Parque da Pena tem agora um motivo acrescido para o fazer. A Parques de Sintra acaba de inaugurar a charca naturalizada ali existente, naquele que é o seu mais recente investimento na salvaguarda e gestão eficiente da água não potável que provém da Serra de Sintra.
O espelho de água, com 1.006 metros quadrados, dois metros de profundidade e capacidade para armazenar 2600m3, valoriza aquele jardim histórico e constitui um novo habitat aquático, contribuindo para aumentar a resiliência do Parque da Pena face aos efeitos das alterações climáticas.
O projecto de implementação da charca naturalizada cumpre três objectivos: reserva de água para combate a incêndios florestais na Serra de Sintra; armazenamento de água para rega dos jardins, evitando o recurso a água potável; e criação de um habitat aquático naturalizado, que promove a conservação da natureza e a biodiversidade.
A charca naturalizada beneficiou da plantação de 2.947 exemplares de plantas de 35 espécies botânicas aquáticas e 1.500 de plantas terrestres autóctones. No que diz respeito à fauna, regista-se a presença de anfíbios, como tritões marmoreados, rãs e salamandras.
Equipada com uma plataforma em deck que funciona como observatório da vida aquática, a charca desempenhará um papel importante na sensibilização ambiental dos visitantes do Parque da Pena. Inclui, ainda, zonas de depuração de água exclusivamente por processos biológicos e mecânicos, tal como ocorre na natureza.