Ministro inaugura novo Pólo de Saúde em Carcavelos

O tão desejado novo Pólo de Saúde de Carcavelos foi, finalmente, inaugurado no passado dia 25 de Julho, durante uma cerimónia oficial que contou com as presenças do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras. A nova infraestrutura, que vai beneficiar cerca de 25 mil utentes do concelho de Cascais, reúne quatro valências de cuidados de saúde primários, nomeadamente uma Unidade de Saúde Familiar (USF), Serviço Permanente (SP), Equipa de Tratamento (ET) de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatria.

Construído nos terrenos da antiga fábrica da Legrand, próximo da fronteira com o concelho de Oeiras, o novo Pólo de Saúde de Carcavelos representou um investimento de sete milhões de euros. A construção teve início no final de 2021, sendo que o edifício, de traça arquitectónica futurista, está dotado de 56 gabinetes médicos, cerca de metade dos quais, 24, destinados à USF e à SP. Dos restantes gabinetes, 18 são ocupados pela ET e 14 pelo Serviço de Psiquiatria. A área total de construção é de 2.050 metros quadrados, estando o edifício apoiado por um parque de estacionamento de 13.000 metros quadrados com capacidade para 267 lugares.

O novo equipamento, construído na Rua Jacinto Isidoro de Sousa, junto ao parque verde da Quinta da Alagoa, apresenta uma concepção futurista inovadora da autoria do arquitecto Simão Botelho. O edifício respeita o Plano de Acção para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais e conta com uma praça central e zona de jardim, pretendendo-se que venha a ser um centro de vida comunitária. O espaço está preparado para a adopção de estratégias bioclimáticas, de que se destacam a produção autónoma de electricidade limpa através de painéis fotovoltaicos e o aquecimento de águas assegurado através do recurso a painéis solares térmicos.

MINISTRO ELOGIA LIDERANÇA DE PROXIMIDADE EM CASCAIS

Com presença atempadamente confirmada na cerimónia oficial de inauguração do novo Pólo de Saúde de Carcavelos, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, não escondeu a satisfação com a obra terminada. “Acho que este é um espaço extraordinário. Eu posso dizer que é um equipamento exemplar da ambição que queremos para os cuidados de saúde primários: combinação de Medicina Geral e Familiar, equipas de saúde familiar, com outros serviços inovadores na área do movimento, com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na área da saúde mental comunitária, na área do apoio às pessoas que têm problema de adicções e dependências. E tudo isto combinado num espaço com grande qualidade arquitectónica e ambiental”, realçou o governante.

Num claro elogio à autarquia cascalense, o titular da pasta da Saúde acrescentou: “É mesmo a descentralização e o movimento aqui em Cascais. Isto não seria possível, com este brilhantismo e com esta qualidade, se não fosse a liderança de proximidade da Câmara Municipal de Cascais. Esta cooperação entre os municípios e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é essencial para o presente e para o futuro do SNS ao serviço das pessoas”.

“É UMA GRANDE SATISFAÇÃO E UM GRANDE ORGULHO”

“É uma grande satisfação e um grande orgulho, porque estamos a cumprir com aquilo que, em 2017, combinei com o Ministro da Saúde, à época o Professor Adalberto Campos Fernandes, para permitir que todos os cidadãos de Cascais tivessem médico de família”, assinalou, por sua vez, Carlos Carreiras, recordando que, na altura, perguntou ao governante então responsável pela pasta da Saúde o que era necessário fazer, tendo obtido como resposta que faltavam centros de saúde. “O acordo que fizemos foi a Câmara construir e recuperar os centros de saúde, suportar esse investimento, e o Ministério comprometer-se a equipá-los e a dotá-los de recursos humanos, já que é uma matéria que a Câmara não tem competências técnicas para o efeito”, explicou o autarca.

Carlos Carreiras recordou ainda que, no âmbito do acordo estabelecido, “foram definidas as prioridades pelo Ministério da Saúde”, que determinaram que a primeira intervenção tivesse decorrido em São Domingos de Rana, com a ampliação do centro de saúde local, seguida da construção do agora inaugurado Centro de Saúde de Carcavelos, sendo que, até ao final deste ano, ao que tudo indica durante o quarto trimestre, está previsto arrancar a obra do novo Centro de Saúde de Cascais.

“O acordo tem sido cumprido da nossa parte com uma vantagem adicional, que é de, no fim disto tudo, porque tínhamos tudo planeado, tínhamos tudo programado, porque podíamos de facto já estar em concretização, termos sido apoiados pelo Portugal 2020, e agora pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). E daqui também fica demonstrado que o PRR existe, o PRR acontece, o PRR está de facto aqui a dar um incremento muito forte, porque esse dinheiro que nós tínhamos previsto afetar para os centros de saúde pode ser redireccionado, agora que temos financiamento de fundos comunitários, para outras áreas também importantes dentro do Município”, frisou o Presidente da autarquia cascalense.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.