Governante elogia “impacto social” de ‘Make a Circular Wave’

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, elogiou o “impacto social” do projecto ‘Make a Circular Wave’, apresentado na passada segunda-feira pela EPAL numa cerimónia realizada no Museu da Água, instalado na Estação Elevatória dos Barbadinhos, em Lisboa.

Desenvolvido em parceria com instituições de solidariedade social, este novo projecto aposta na transformação de materiais obsoletos disponibilizados pela EPAL, como lonas, livros ou ‘flyers’, numa linha especial de ‘merchandising’ sustentável, de que fazem parte um candeeiro e vários jogos tradicionais.

Durante a apresentação de ‘Make a Circular Wave’, a Secretária de Estado avaliou este projecto como “um passo rumo a uma sociedade inclusiva e demonstrativo de uma postura de grande sensibilidade da EPAL”, destacando que “este trabalho em prol da reciclagem envolveu de forma inclusiva diferentes públicos”.

“Estes projectos permitem criar motivação, autoestima, força de vontade e contribuir para um papel mais activo de organizações de inclusão social”, destacou ainda Ana Sofia Antunes, aproveitando para deixar também uma palavra de incentivo à “luta por um País mais inclusivo”.

FORTE APOSTA NA CIRCULARIDADE DOS RECURSOS

Também o Presidente do Conselho de Administração da EPAL, Engenheiro José Sardinha, realçou a forma como a empresa “é uma das primeiras a nível mundial que está a dar passos na autossustentabilidade”, assinalando que este projecto contribui para uma “forte aposta na circularidade dos recursos da EPAL”.

Na cerimónia marcaram também presença Joana Sobral, professora da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, cujos alunos foram responsáveis pelo ‘design’ da linha de ‘merchandising’ sustentável; Sandra Pestana, directora da associação CAIS; Susana Henriques, da CERCI Lisboa, e Orlando Borges, presidente da direcção da APCL- Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

Entre os objectos apresentados, destaca-se o Candeeiro ‘Quantos Queres’, uma peça ímpar e elegante, que se destaca também pela sua simplicidade e nos remete para a nossa infância, produzida com formas de ‘quantos queres’. Estes origamis foram construídos a partir de folhas de livros obsoletos e a embalagem é uma caixa reciclada com cartão desaproveitado.

A colecção de jogos tradicionais desenvolvida com base no projecto ‘Make a Circular Wave’ tem ilustrações ligadas aos conceitos da Água, Circularidade e aos Monumentos da EPAL. Foram também lançados um Baralho de Cartas e um Dominó, estando ainda previstos um jogo Damas/Xadrez e um jogo da Memória. Tudo concebido a partir de papel reciclado, cartão, lonas e folhetos descartados.

Entre os parceiros da EPAL, contam-se: a ACAPO-Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, o SERVIIN–Portal do Cidadão Surdo, o INR-Instituto Nacional para a Reabilitação I.P., a APCB-Associação de Paralisia Cerebral de Braga, o SEMEAR-Programa de Formação e Integração Sócio-Profissional no Sector Agroalimentar, a Fundação LIGA, a APSA–Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger e a CAIS Porto.

 

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.