EPAL conquista prémios da Associação Portuguesa de Ética Empresarial

A EPAL-Empresa Portuguesa das Água Livres, SA foi uma das organizações distinguidas durante a cerimónia de entrega de galardões referente à 8.ª edição de atribuição dos prémios de Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) desde 2015, que este ano decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa.

A empresa responsável pelo abastecimento de água em Lisboa e arredores foi distinguida com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, a que juntou mais quatro Menções Honrosas. Desde 2016, a EPAL já arrecadou mais de 30 prémios/distinções atribuídos por várias entidades e instituições independentes.

A iniciativa promovida pela APEE visa distinguir anualmente “a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos sectores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem activamente para o desenvolvimento sustentável”, com base em dois eixos: Responsabilidade Social e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

CINCO GALARDÕES

Na categoria Comunidade, foi reconhecido o projecto ‘EPAL liga-se a causas que têm de ser de todos’, que resulta de uma parceria pioneira com a Fundação LIGA, entidade constituída em 2004 por personalidades de diversos sectores da sociedade portuguesa, que se dedica à habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais, através de programas e serviços em diversas áreas.

O desafio lançado pela EPAL aos utentes desta Fundação, que desenvolvem trabalhos executados em barro e cerâmica, foi a criação de um conjunto de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às entidades aderentes à campanha lançada pela Empresa Portuguesa das Água Livres para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.

Na categoria Comunicação, foi distinguido o projecto ‘O impacto das redes sociais na estratégia de comunicação’, que recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a EPAL promove os projectos mais relevantes, através de campanhas específicas para sensibilizar a comunidade para a urgência da protecção do Ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira.

O projecto ‘Parceria com Organizações Não-Governamentais do Ambiente (ONGA)’ permitiu à EPAL receber mais uma menção honrosa, neste caso no âmbito da categoria Educação de Qualidade, reunindo um conjunto de iniciativas dirigidas a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de trabalhadores de ambas as empresas.

Finalmente, na categoria Consumo e Produção Sustentáveis, foi reconhecido o projecto ‘Chefs Circulares – Água Circular por Natureza’, apoiado pelo Fundo Ambiental, cujo tema central é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.