Festas dos Santos Populares regressam à Quinta dos Lombos

Após dois anos de interregno devido à crise sanitária causada pela pandemia COVID-19, o Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL) volta a organizar, este ano, as festas dos Santos Populares Lombos, uma das iniciativas que a instituição fundada em 2 de Junho de 1975 realiza em Carcavelos, desde o ano do seu ‘nascimento’. Um evento que conta com os apoios da União das Freguesias de Carcavelos e Parede e da Câmara Municipal de Cascais.

Com 46 anos de existência, perto de celebrar o 47.º aniversário, o CRCQL tem promovido ao longo deste quase meio século de vida a prática regular de actividades nas áreas do Desporto, Cultura, Lazer e Social. No que ao Desporto diz respeito, destacam-se várias modalidades, com particular destaque para o Basquetebol Feminino, Corfebol, Danças, Desporto Adaptado/Boccia, Desportos Náuticos, Futsal Masculino e Feminino, Karaté e Ténis de Mesa.

Tendo a sua génese associada ao esforço desenvolvido por um grupo de jovens apostados em promover a prática da actividade desportiva regular como forma saudável de ocupar os tempos livres, a Direcção do CRCQL sempre defendeu que “a prática desportiva, em especial nas camadas mais jovens, assume um papel fundamental na formação e educação para os grandes valores humanos: Lealdade, Igualdade, Dignidade, Justiça e Fraternidade”.

No âmbito da Cultura e Lazer, merecem referência especial as Festas dos Santos Populares, que vão decorrer entre os dias 9 e 12 de Junho. Uma iniciativa em que a instituição presidida por Jorge Manuel Vieira volta a apostar forte em 2022, recuperando uma tradição que esteve na origem da criação do CRCQL, em 1975. Na altura, as Festas de Santo António realizaram-se no largo junto à zona comercial do bairro.

“ANOS DE REFLEXÃO E DE APRENDIZAGEM”

O jornal ‘O Correio da Linha’ foi saber junto da Vice-Presidente da Direcção do CRCQL, Ana Cristina Visanjou Ananíadas, mais pormenores sobre a presente edição do evento, que promete recuperar uma tradição interrompida nos dois últimos anos devido aos condicionamentos impostos pela crise sanitária.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Depois de dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19, o que significa para si, enquanto organizadora do evento, a realização das Festas dos Santos Populares da Quinta dos Lombos 2022?

Ana Cristina Ananíadas (ACA) – Penso que, tal como aconteceu com a maioria das pessoas/instituições, os dois anos que já passaram da pandemia foram anos de reflexão e, também, de aprendizagem, porque ninguém previa o que se ia passar.

CL – Como está estruturado o programa das Festas? Quantos dias vão durar?

ACA – Este ano, estão programados quatro dias de festa. Costumam ser sempre três, mas este ano os dias alinharam-se com o fim-de-semana e calhou bem. Como tal, as Festas vão decorrer entre os dias 9 e 12 de Junho.

CL – Quais vão ser os artistas que vão actuar nas Festas?

ACA – O cartaz vai ser preenchido com os artistas Ténis Bar (9 Junho, quinta-feira), Café Creme (10 Junho, sexta-feira), Filipe Alves (11 Junho, sábado) e o que chamamos a prata da casa (12 Junho, domingo), com actuações/demonstrações de actividades do próprio clube, como Danças de Salão e Danças de Crianças. Este ano, neste dia, vamos contar também com a participação de um rancho da Lage, que vem dançar Músicas Populares.

CL – Que novidades podemos esperar nesta edição das Festas?

ACA – Uma das principais novidades deste ano vai ser a instalação no recinto das Festas de algumas barraquinhas com venda de artesanato e flores alusivas aos Santos Populares.

CL – Com que apoios conta a comissão organizadora das Festas?

ACA – Costumamos contar sempre com o apoio da União das Freguesias de Carcavelos e Parede e da Câmara Municipal de Cascais.

CL – Além do Programa Cultural já referido, o que está previsto a nível da oferta gastronómica disponível no recinto das Festas?

ACA – A oferta gastronómica é o costume: sardinhada, frangos, bifanas (a nossa especialidade), chouriço assado e doçaria vária confeccionada por senhoras residentes no bairro.

“UM NÚCLEO DURO APOIADO POR MUITOS VOLUNTÁRIOS”

CL – Quantas pessoas colaboraram na organização das Festas?

ACA – Somos bastantes. Temos um núcleo duro composto por cerca de uma dezena de pessoas, que é apoiado por muitos mais elementos. Todo este trabalho é realizado voluntariamente, sem implicar qualquer remuneração.

CL – Onde vai ser instalado o recinto das Festas?

ACA – As Festas dos Santos Populares da Quinta dos Lombos são realizadas sempre no mesmo local, ou seja, na sede do CRCQL (Rua da Feitoria, Lombos Sul / 2775-568 Carcavelos).

CL – É preciso pagar bilhete para aceder ao recinto das Festas?

ACA – Não é preciso pagar bilhete, é um recinto aberto à população dentro do bairro.

CL – Qual o destino das verbas conseguidas com a organização deste evento?

ACA – As verbas conseguidas com estas Festas revertem sempre a favor dos atletas do clube, para apoiar as várias modalidades.

CL – Com quantos sócios conta actualmente o CRCQL?

ACA – Os sócios com as quotas em dia devem ser cerca de 500.

HISTÓRIA DE UMA IDEIA CONCRETIZADA POR JOVENS

A História do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL) começou a ser contada no ano seguinte à Revolução dos Cravos, quando o clube foi fundado em 2 de Junho de 1975 por um grupo de jovens moradores neste bairro de Carcavelos, constituído na sua maioria por pessoas oriundas das antigas colónias. Materializaram assim a ideia de criar uma associação recreativa, cultural e desportiva que lhes permitisse ocupar os tempos livres.

A primeira sede do CRCQL foi uma instalação pré-fabricada que existia no logradouro central do bairro, no mesmo local onde hoje se mantém a Sede Social do clube, e onde tinham funcionado os escritórios da empresa construtora do empreendimento. O sucesso do projecto contou com o apoio dos mais velhos, sobretudo dos pais dos jovens envolvidos na criação do clube, que viria a revelar-se importante, não só para o bairro, mas também para toda a comunidade de Carcavelos.

O percurso realizado pelo clube, nomeadamente o trabalho desenvolvido junto das camadas mais jovens da população, acabou por ser reconhecido pela Câmara Municipal de Cascais, que em 1997 atribuiu ao CRCQL a Medalha de Solidariedade. Desde a criação da associação, têm sido vários os troféus e galardões, individuais e colectivos, conquistados por atletas, equipas e dirigentes do clube, que mantém em actividade diversas modalidades que competem a nível oficial.

O Futsal, masculino e feminino, é uma das modalidades mais importantes do clube, que conta com equipas a competir nos escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores, desenvolvendo ainda um importante trabalho ao nível da formação dos jovens de ambos os sexos, entre os 4 e os 11 anos, com a “missão de transmitir uma cultura desportiva essencial ao ser humano, esperando que venham a ser os futuros atletas seniores”.

Outra modalidade em destaque no CRCQL é o Basquetebol, com grandes tradições no sector feminino, sendo que o clube carcavelense mantém equipas a competir em todos os escalões, incluindo o minibasquetebol. O nível de topo atingido nesta modalidade desportiva permitiu que fossem alcançados resultados significativos no plano nacional e europeu, com várias participações dignas de nota protagonizadas em competições europeias.

Também os Desportos Náuticos, com destaque para o Surf e o Bodyboard, mobilizam um número considerável de praticantes, que têm competido ao mais alto nível, com a obtenção de bons resultados aquém e além-fronteiras. Nota ainda para a inclusão na oferta desportiva do clube do Boccia, uma modalidade do desporto adaptado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, que regista um histórico de boas prestações entre os portugueses.

 

 

Autor: Luís Curado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.