Entregue prémio de Orçamento Participativo 2021 em Queluz-Belas

Criado por jovens, o projecto de Mobilidade Amiga do Ambiente, apresentado por alunos da Escola Básica do 1.º ciclo n.º 2 de Queluz, foi o grande vencedor do Orçamento Participativo (OP) 2021 promovido pela União das Freguesias de Queluz e Belas (UFQB), no concelho de Sintra.

O prémio, constituído por 20 bicicletas mais equipamento de protecção, dois atrelados e 40 suportes, já foi entregue aos jovens participantes que desenvolveram a ideia, com idades compreendidas entre os três e os nove anos.

Este projeto de Mobilidade Amiga do Ambiente permitiu também a aquisição de uma bicicleta eléctrica e respectivo equipamento de manutenção. Numa segunda fase, será ainda contruída uma casa em madeira, que vai servir de base ao projecto.

DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPA

“Mais importante do que o valor investido é ver a alegria das nossas crianças em estarem na escola e, agora, a usufruírem de mais uma actividade que permite desenvolver o espírito de equipa”, comentou Paula Alves, presidente da UFQB.

A autarca da freguesia sintrense fez questão de salientar que o projecto vencedor resultou de “uma escolha da população que votou no Orçamento Participativo”, sublinhando que se trata de uma iniciativa aberta a toda a população local.

No âmbito deste processo democrático deliberativo, todos os fregueses podem apresentar propostas de utilidade pública que permitam reforçar a qualidade de vida da população, propostas essas que são depois submetidas a votação.

A Junta de Freguesia sintrense fez, entretanto, saber que já começou a preparar a próxima edição do OP, relativa a 2022. Numa primeira fase, serão recebidas as propostas concorrentes, que, depois de validadas, serão sujeitas a votação.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.