Concelho de Oeiras tem cinco ‘Bandeiras Azuis’

No conjunto dos quatro concelhos abrangidos pela cobertura noticiosa do jornal ‘O Correio da Linha’, apenas Oeiras regista atribuições do símbolo ‘Bandeira Azul’, cinco no total, mais duas que em 2019. Os locais galardoados foram: as praias de Caxias, Paço de Arcos, Torre e Santo Amaro e o Porto de Recreio de Oeiras. 

Os concelhos de Cascais e Sintra, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, não apresentaram quaisquer candidaturas para o galardão que atesta, entre outros itens, a qualidade ambiental das zonas balneares (praias costeiras, fluviais e lacustres) e de portos de recreio e marinas espalhados de Norte a Sul de Portugal Continental e Ilhas.

Este ano, foram 387 os locais galardoados com o símbolo atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), mais 9 que em 2019. Como já vem sendo hábito, o Algarve é a região que lidera o ‘ranking’ das distinções (91), seguida do Norte (78), Região Tejo (63), Açores (47), Região Centro (46), Alentejo (40) e Madeira (22).  

A ABAE é uma Organização Não-Governamental de Ambiente sem fins lucrativos criada em 1990 que integra a Fundação para a Educação Ambiental e que dedica a sua actividade à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento das boas práticas ambientais em mais de 60 países. 

OEIRAS INVESTE 400 MIL EUROS NA SEGURANÇA DAS PRAIAS 

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) tem previsto investir cerca de 400 mil euros para tornar as praias mais seguras na presente época balnear. Uma nova organização dos areais, a limpeza e desinfecção diárias dos equipamentos e a instalação de um sistema de semáforos e de sinalética são algumas das medidas de combate ao COVID-19 que vão ser implementadas pelo Município.

A autarquia presidida por Isaltino Morais congratula-se com o facto de ter mais duas Bandeiras Azuis hasteadas comparativamente com o ano passado, com as entradas das praias de Paço de Arcos e de Caxias para a lista de galardões hasteados na presente época balnear, mas deseja proporcionar o máximo de segurança e qualidade aos banhistas.

Actuando em consonância com as orientações dadas pela Direcção-Geral da Saúde e do Governo da República, o município oeirense aderiu à utilização de semáforos, tendo adquirido um total de 12 sistemas de sinalética sobre a lotação dos areais para instalar junto das entradas das quatro praias do concelho.

A actual situação de pandemia exigiu também uma reorganização dos espaços nos areais, bem como a limpeza e desinfecção diárias das praias, dos espaços públicos e dos equipamentos de apoio, como passadiços e contentores de depósito de resíduos e outros. Foram também instalados painéis informativos, com a planta da praia e as novas regras de utilização.

Além destes investimentos, a CMO decidiu, a título excepcional, assumir igualmente as despesas salariais com os 22 nadadores-salvadores contratados para garantir a vigilância das praias, de modo a incentivar economicamente os concessionários e a garantir a segurança dos banhistas na presente época balnear.

De referir ainda que as pessoas com mobilidade condicionada vão poder continuar a tomar banhos de mar em segurança, já que o projecto Praia Acessível será mantido na praia de Santo Amaro de Oeiras, em Julho e Agosto. Em cena vão estar também os Jovens em Movimento, que ajudarão a manter a limpeza das praias e a dar apoio aos utilizadores.

REGRAS ESPECIAIS EM TEMPO DE COVID-19

De acordo com as regras especiais decretadas pelo Governo para a Época Balnear 2020, que está condicionada pela pandemia Covid-19, os banhistas devem respeitar um distanciamento físico no areal de 1,5m entre utentes que não façam parte do mesmo grupo, sendo que os chapéus de sol têm de estar afastados 3m uns dos outros.

Estão também interditas actividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceptuando as actividades náuticas, aulas de surf e desportos similares. Outra das principais novidades introduzidas este ano é o anúncio do estado de ocupação das praias através de sinalética própria para o efeito, com informação em tempo real. 

Os três códigos para o efeito são: o verde, que significa uma ocupação baixa, cerca de 1/3 da praia; o amarelo, que indica uma ocupação elevada, em torno dos 2/3, e o vermelho, que anuncia uma ocupação plena da praia, ou seja 3/3. Esta informação pode ser consultada na aplicação da Internet ‘Info Praia’ ou na página da Agência Portuguesa do Ambiente.   

PRAIAS DE SINTRA SEM TOLDOS E SEM BARRACAS

Com o objectivo de aumentar o espaço disponível nos areais, numa altura em que a pandemia Covid-19 obriga os banhistas a cumprirem regras especiais para minimizar o risco de contágio, a Câmara Municipal de Sintra conseguiu chegar a acordo com os concessionários das zonas balneares para não serem instalados toldos e barracas nas praias do concelho.

“É um gesto muito relevante e de grande solidariedade”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, a propósito do acordo alcançado para a presente época balnear, sublinhando que deste modo vai ser possível que mais pessoas possam desfutar das praias sintrenses.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.