CAQ realiza Gala de Apresentação da Época 2019/2020

O Clube Atlético de Queluz (CAQ), fundado em 5 de Junho de 1933, realizou no passado dia 27 de Setembro a sua Gala de Apresentação da Época 2019/2020 no Pavilhão Henrique Miranda. O evento contou com a presença dos atletas, treinadores, seccionistas e directores de todas as modalidades, num total de cerca de 550 elementos, que vão defender as cores preto e branco do CAQ ao longo da presente época.

A história do clube, que tem a sua sede instalada bem no coração da cidade de Queluz (Sintra), sofreu um impulso considerável em 1982, com a construção do Pavilhão Henrique Miranda. O Basquetebol é a modalidade desportiva principal do CAQ, que também promove a prática de outras actividades, entre as quais a Ginástica, Dança, Ballet, Tiro com Arco, Judo, Karaté, Columbofilia e, mais recentemente, o Aikido e o Kickboxing MuayThai. 

Em 2007, o clube passou a ser gerido pelo Núcleo de Basquetebol Queluz. “Uma entidade autónoma que assegurou a sucessão dos direitos desportivos de todas as modalidades praticadas no extinto CAQ”, refere João Machado, presidente da instituição. Mais recentemente, em 2019, a colectividade retomou o seu nome original e manteve a referência ao concelho de Sintra enquanto entidade representativa do mesmo, passando a designar-se por Clube Atlético de Queluz, Sintra Património Mundial (CAQSPM).

OFERTA DESPORTIVA DIVERSIFICADA

Na época 2019/2020, além do Basquetebol, a oferta desportiva disponibilizada pelo clube integra as seguintes modalidades: Ginástica, Ballet, Fitmix, Acrobática, Mini trampolins, Dança Contemporânea, Hip Hop, Rope Skipping, Ginástica Sénior, Ginástica Especial Mista para adultos, Judo, Karaté, Aikido, Kikboxing Muay Thai e Tiro com Arco, que volta a ser uma modalidade disponível no CAQ após 20 anos de interregno.

Com o lema “Passado de História, um Presente de Memória e um Futuro de Vitória”, o clube posiciona-se preferencialmente junto das camadas mais jovens, apoiando e desenvolvendo jovens talentos para a prática do Basquetebol, articulando isso com a prática de uma actividade desportiva conjugada com a formação moral e ética dos seus atletas.

O palmarés desportivo do CAQ inclui inúmeros troféus distritais, regionais e nacionais, conquistados em diversas competições que envolvem os seus escalões de formação das camadas jovens. Este trabalho de formação é reconhecido pela participação de vários atletas do clube nas Selecções Nacionais dos escalões jovens masculinos e femininos, na participação nos campeonatos seniores da modalidade organizados pela Federação Portuguesa de Basquetebol e nos inúmeros títulos alcançados.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.