Escola do Cacém distinguida com Selo de Qualidade eTwinning

A Escola Básica e Secundária Gama Barros, localizada no Cacém, sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Sintra, foi distinguida com o prestigiado Prémio Nacional eTwinning 2022, na categoria Ensino Secundário. O prémio foi alcançado com o projecto ‘Soccer World Cup 2022’, coordenado pelas docentes Lina Maria Pereira, Sandra Lobo e Celeste Gonçalinho.

A atribuição do Selo de Qualidade eTwinning reconhece o trabalho de excelência desenvolvido pelos docentes ao nível de diferentes áreas, nomeadamente práticas digitais; práticas de eSafety; abordagens inovadoras e criativas à pedagogia; promoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoal e promoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos.

A cerimónia de entrega dos Prémios eTwinning 2022 aos projectos nacionais vencedores nas várias categorias, desde o Pré-Escolar ao Ensino Profissional e Erasmus+, decorreu em Lisboa e contou com a presença da Dra. Teresa Lacerda, coordenadora da Organização Nacional de Apoio do eTwinning, e da Dra. Eugénia Nunes, em representação da Direcção-Geral da Educação.

PROJECTO VENCEDOR

‘Soccer World Cup 2022’, o projecto apresentado pela Escola Básica e Secundária Gama Barros, foi desenvolvido por alunos do 3.º Ciclo e Secundário, que tiveram como mentoras as professoras Lina Pereira, Sandra Lobo e Celeste Gonçalino. Este projecto foi desenvolvido em parceria com escolas de outros cinco países: Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Polónia.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve representado na cerimónia de entrega dos prémios com a presença das professoras mentoras do projecto vencedor e de 11 alunos da Escola Básica e Secundária Gama Barros. Durante o evento os alunos Beatriz Mendes, Diogo Delgado, Fábio Alves e Rafael Carvalho fizeram a apresentação pública do projecto ‘Soccer World Cup 2022’.

A Escola Básica e Secundária Gama Barros tem promovido diversos projectos e participado activamente nas iniciativas dinamizadas pela Organização Nacional do eTwinning, implementando e desenvolvendo neste estabelecimento de ensino uma sinergia bastante positiva, que tem reunido professores e alunos de diversas idades e anos de escolaridade.

SÍMBOLO DE QUALIDADE

Anualmente, professores que desenvolvem projectos eTwinning com os alunos podem apresentar candidaturas à obtenção de um Selo Nacional de Qualidade, que reconhece o mérito dos projectos candidatos segundo cinco critérios de avaliação: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.

O programa eTwinning tem um âmbito europeu e conta com uma bolsa da Comissão Europeia. Em 2022, foram apresentadas, em Portugal, 1.276 candidaturas para avaliação. A Organização Nacional de Apoio eTwinning/Direção-Geral da Educação reconheceu 1.097 dessas candidaturas com o Selo Nacional de Qualidade, correspondentes a 727 projetos desenvolvidos em 323 estabelecimentos de ensino.

PROJECTOS NACIONAIS PREMIADOS

eTWINNING 2022

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.