Bombeiros dos Estoris celebram centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris (AHBE) celebrou, no passado dia 26 de Março, uma sessão solene de comemoração do seu centenário, que decorreu no quartel dos Bombeiros do Estoril, com a presença de inúmeras individualidades. Durante a cerimónia foram benzidos quatro novas viaturas entregues à corporação.

Estiveram presentes na sessão solene para assinalar o centenário da AHBE vários convidados, entre os quais o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, e os vereadores Francisco Kreye e Frederico Pinho de Almeida.

Marcaram igualmente presença na cerimónia o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, o Administrador Executivo da Estoril-Sol António Vieira Coelho e os corpos dirigentes e associativos da AHBE, bem como o Corpo de Bombeiros do Estoril e respectivas famílias.

“Cem anos é um marco e um momento de júbilo para invocar a inspiração de todos os que criaram a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris”, assinalou o presidente da CMC, recordando que o município “tem feito um forte investimento na aquisição de equipamentos, viaturas e protecção individual para os cinco corpos de bombeiros do concelho”.

“Os bombeiros são uma verdadeira marca de confiança pela proximidade com as suas populações e é a comunidade que depois agradece e retribui todo o trabalho em prol da segurança de todos, nomeadamente, votando em projectos dos seus bombeiros que concorrem no OP de Cascais, para que estes possam desempenhar ainda melhor o seu trabalho”, acrescentou Carlos Carreiras.

João Salgado, presidente da Assembleia da AHBE, não escondeu a emoção pela celebração de uma data tão especial, aproveitando a oportunidade para agradecer à CMC, na pessoa do seu presidente, “todo o apoio sincero” que tem dado aos bombeiros do concelho e, em especial, ao Corpo de Bombeiros do Estoril.

ESTORIL-SOL RECONHECIDA POR APOIO A BOMBEIROS

A AHBE baptizou uma das suas novas viaturas com o nome ‘Estoril-Sol’, em reconhecimento da estreita cooperação e apoio concedido há décadas aos bombeiros pela empresa que detém a concessão dos casinos de Lisboa e do Estoril. Esta e três outras viaturas entregues à corporação foram benzidas pelo diácono José de Noronha e Andrade, da Paróquia do Estoril.

Entre as novas viaturas entregues ao Corpo de Bombeiros do Estoril destinadas ao combate a incêndios e para apoio à actividade desenvolvida diariamente pela corporação, contam-se duas que resultaram de uma proposta votada favoravelmente pelos munícipes no âmbito do Orçamento Participativo de 2019.

António Vieira Coelho, Administrador Executivo da Estoril-Sol, considerou a distinção “um reconhecimento do apoio e cooperação” que têm sido concedidos à AHBE, assinalando que integram “um conjunto de acções de responsabilidade social” que a empresa “tem desenvolvido em prol da comunidade”.

A Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris é a associação mais antiga do Estoril. Em 1923, a Sociedade Filarmónica Estorilense foi extinta para dar lugar à Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, que assumiu o objectivo de assegurar a protecção das vidas e bens da comunidade.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.