EPAL lança garrafa Alma Mater desenhada por Eduardo Souto Moura

No âmbito das comemorações em torno do Dia Mundial da Água, a EPAL – Grupo Águas de Portugal lançou, esta última sexta-feira (24 de Março), a sua nova garrafa Alma Mater, desenhada pelo prestigiado arquitecto Eduardo Souto Moura, integrada numa iniciativa que tem como propósito incentivar a população a consumir água da torneira.

A cerimónia de apresentação da nova peça da colecção de garrafas de autor da EPAL decorreu no Museu da Água e contou com as presenças de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Acção Climática, e de Eduardo Souto Moura, detentor do Prémio Pritzker, além do Conselho de Administração da EPAL e de inúmeros convidados.

“A qualidade da nossa água conta uma história de sucesso em Portugal”, começou por referir Duarte Cordeiro, realçando que “é importante agradecer à EPAL por ser liderante deste movimento”. “Temos de continuar a fazer desta história da água portuguesa uma história bonita, de sucesso, que nos orgulhe a todos”, sublinhou o governante.

Referindo-se ao ‘design’ da peça que criou, Eduardo Souto Moura fez questão de destacar que “foi feita por um homem, não por um computador”, acrescentando que a garrafa “foi feita por e para as pessoas”. O arquitecto aproveitou ainda para agradecer à EPAL e ao Depósito da Marinha Grande “pela ajuda e paciência” durante o processo de desenvolvimento e produção da garrafa.

Durante a sua intervenção na cerimónia, José Sardinha, presidente do Conselho de Administração da EPAL, recordou que a colecção de garrafas de água lançada pela empresa pública faz parte de “uma estratégia para provocar, deliberadamente, a população a consumir água da torneira”, prometendo que a iniciativa terá continuidade.

“Convidámos arquitectos de outros continentes para participar nesta iniciativa”, revelou o presidente do Conselho de Administração da EPAL, defendendo, perante a plateia de convidados presentes, que “viver bem, de forma sustentável, e consumindo água da torneira, é a opção mais amiga do Ambiente”.

A garrafa Alma Mater foi produzida pelo Depósito da Marinha Grande, uma empresa de referência no sector nacional do vidro, sendo apresentada numa caixa de cartão branca, também assinada por Eduardo Souto Moura. É a segunda peça da colecção de garrafas de autor da EPAL, depois de Lisbon Soul, desenhada por Álvaro Siza Vieira, lançada em 2017.

Com um valor comercial de 70 euros, a garrafa Alma Mater encontra-se à venda nos seguintes locais: Museu da Água da EPAL (Rua do Alviela, 12), Mãe d’Água das Amoreiras (Praça das Amoreiras, 10), Aqueduto das Águas Livres (Calçada da Quintinha, 6) e nas Lojas EPAL do Edifício Sede da empresa e na Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.