Águas do Tejo Atlântico promove boas práticas ambientais

Num mês marcado pelas comemorações do Dia Mundial da Árvore (21 Março) e do Dia Mundial da Água (22 Março), a empresa Águas do Tejo Atlântico, do Grupo Águas de Portugal, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, deu a conhecer uma série de iniciativas que está a promover relacionadas com boas práticas ambientais.

Em Lisboa, o Dia Mundial da Árvore foi celebrado com um sistema de rega mais sustentável baseado na reutilização de água tratada, em que a circularidade é um objectivo estratégico partilhado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e pela Águas do Tejo Atlântico. Com a adopção deste sistema, pretende-se reduzir o uso de água potável em consumos não potáveis, apostando na utilização de água reciclada para rega sustentável.

Cerca de 300 mil metros quadrados de área verde na zona norte do Parque das Nações, em Lisboa, com centenas de árvores, são já regados com esta água+ produzida na Fábrica de Água de Beirolas (ETAR), gerida pela Águas do Tejo Atlântico. A CML e a empresa pública pretendem aumentar as áreas de rega com este sistema nos parques e jardins da capital, através de uma rede de água+ com 55 quilómetros de condutas, 16 estações elevatórias e 12 reservatórios.

O LADO B DA ÁGUA

Entretanto, dia 22 de Março, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Água, a Águas do Tejo Atlântico preparou várias iniciativas que envolveram os municípios servidos pelo Sistema Multimunicipal, com destaque para o evento ‘Open Day’ no Centro de Educação Ambiental, localizado na Fábrica de Água de Beirolas, no Parque das Nações, onde foi possível ficar a saber mais sobre o valor da água e assistir a sessões de sensibilização para incentivar a adopção de comportamentos mais sustentáveis.

Igualmente para assinalar o Dia Mundial da Água, foi apresentado um novo filme da empresa Águas do Tejo Atlântico sobre a economia circular e os subprodutos saídos das Fábricas de Água e sobre a valorização deste capital natural, sendo que arrancou também a campanha ‘O Lado B da Água’, iniciativa que visa mostrar que a água residual, após ser tratada adequadamente, pode e deve ser reaproveitada, valorizada e utilizada para os fins adequados.

Como forma de alertar para a necessidade de implementar boas práticas ambientais e incentivar à poupança e valorização de um recurso escasso, no final do dia, a empresa Água do Tejo Atlântico associou-se à iniciativa H2OFF – A Hora de Fechar a Torneira, lançada pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que propôs aos consumidores fecharem as torneiras durante 60 minutos, entre as 22h00 e as 23h00.

SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS

A campanha o ‘Lado B da Água’, desenvolvida pela Águas do Tejo Atlântico, consiste numa iniciativa de comunicação que procura mudar a forma como olhamos para a Água, nomeadamente a ideia de que se trata de um recurso para ser utilizado e descartado, e mostrar que, depois de tratada, a água pode ser reciclada e valorizada. Com base nesta nova perspectiva, a campanha incentiva práticas de economia circular e defende a sustentabilidade dos recursos hídricos.

A Águas do Tejo Atlântico, S.A. é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, especializada na recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos e urbanos de cerca de 2,4 milhões de habitantes dos municípios de: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.