Fim da Europa: Corrida icónica em cenários deslumbrantes

Bruno Lourenço, do Vitória de Setúbal, em masculinos, e Inês Marques, em representação do Arrábida Trail Team, em femininos, foram os grandes vencedores da 32.ª edição da Corrida Fim da Europa, uma das mais antigas provas de Atletismo nacionais, realizada no passado domingo (29 Janeiro) no concelho de Sintra.

A prova, com 16.945 metros de extensão, foi disputada por cerca de 2.500 atletas, que levaram bastante colorido às curvas da serra. A partida foi dada junto à Fonte Mourisca, na Volta do Duche, à entrada da antiga vila de Sintra, Património Mundial da UNESCO desde 1995, com a meta instalada junto ao Farol do Cabo da Roca.

Pelo meio, o percurso da corrida levou os atletas a passar junto ao Largo Rainha Dona Amélia, após o que seguiram caminho pela Rampa da Penha, embrenhando-se em plena serra de Sintra até à Zona Florestal da Peninha, em total contacto com a Natureza, para terminarem o seu esforço com o Oceano Atlântico como cenário de fundo.

No escalão de seniores masculinos, a seguir a Bruno Lourenço, cronometrado com o tempo de 59m42,317s, cortaram a meta Alexandre Felício, da equipa Correr Lisboa, com mais 1m31,053s, e Bacsó Bence, um atleta individual de origem húngara, que gastou mais 1m45,293s para chegar ao ponto mais ocidental do continente europeu.

Na disputa feminina, depois de Inês Marques, que gastou 1h07m00,337s a completar a prova, os lugares seguintes do pódio foram ocupados por Sheila Azevedo, da equipa Treino Personalizado com Mário Sá, com mais 1m01,250s, e Laura Grilo, do Clube Praças da Armada, a 2m24,506s da primeira.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A 32.ª edição da Corrida Fim da Europa cumpriu, mais uma vez, a tradição de uma das mais bonitas e ecológicas provas de Atletismo do Mundo, cuja organização assume que a responsabilidade ambiental é uma das principais bandeiras do evento, organizada pela Câmara Municipal de Sintra, conjuntamente com a empresa Podium Events.

Em colaboração com a Podium Events, os SMAS de Sintra disponibilizaram condições para a separação selectiva dos resíduos deixados pelos participantes na prova, em particular embalagens de plástico e biorresíduos, promovendo ainda a qualidade da água da rede pública, sob o mote ‘Beba Água da Torneira’.

As características singulares da Corrida Fim da Europa, disputada em cenários de rara beleza, conferem-lhe o direito de figurar entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas realizadas em todo o Mundo.

Fazem parte da lista de apoiantes da prova, além de o jornal ‘O Correio da Linha’: os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Vitalis, Berg, EMES, BTT Clube de Lourel, Spald Ginásios, Alegro Sintra e Associação O Mundo da Corrida, entre outros.

Os leitores interessados em conferir as classificações dos atletas que participaram na prova nos vários escalões em disputa podem consultar a página oficial da organização da Corrida Fim da Europa disponível na internet em: https://resultados.stopandgo.pro/916/Individual

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.