Cascais testa camião de recolha de resíduos sólidos urbanos 100% eléctrico

A Auto Sueco Portugal escolheu o concelho de Cascais para testar o primeiro camião Volvo FE Eléctrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal. O objectivo deste projecto-piloto é avaliar a performance de um veículo pesado 100% eléctrico isento do registo de emissões de carbono, que promete ser “mais silencioso e mais amigo do Ambiente”.

“Este camião representa uma gota de esperança no caminho para o combate às alterações climáticas”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, durante a cerimónia de apresentação do camião de recolha de resíduos sólidos urbanos movido totalmente a energia eléctrica, que decorreu na Praça 5 de Outubro, onde foi realizada uma pequena demonstração.

Com base num protocolo de colaboração estabelecido entre a empresa municipal Cascais Ambiente e a Volvo, representada no nosso País pela Auto Sueco Portugal, durante três semanas, serão recolhidos no concelho cascalense vários dados que servirão para melhorar as potencialidades operacionais e eficácia do veículo pesado durante o desempenho das suas funções.

“Temos como objectivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projecto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais. Com os dados recolhidos neste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas”, assinalou o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

Ainda de acordo com as palavras proferidas por Luís Almeida Capão na cerimónia de apresentação do inovador veículo produzido pela Volvo, para a empresa municipal, “este primeiro contacto com um camião de recolha de resíduos sólidos urbanos totalmente eléctrico prenuncia um avanço que a Autarquia quer fazer em direcção à descarbonização da operação”.

Foto: Paulo Rodrigues

CUMPRIR OBJECTIVOS CLIMÁTICOS E OPERACIONAIS

O presidente da Cascais Ambiente salientou também que a empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho enquadra este projecto na dinâmica lançada “para cumprir os seus objectivos climáticos e operacionais, bem como as exigências dos munícipes, relativamente à necessidade de descarbonização, diminuição de ruído e proliferação de transportes mais amigos do Ambiente”.

A viatura Volvo FE Eléctrico a operar no concelho de Cascais tem um peso bruto de 27 toneladas e está equipada com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% eléctrica, do fabricante Terberg RosRoca Group, representado pela empresa RESITUL-Equipamentos, Serviços e Tecnologias Ambientais Lda, e que é accionada pela tomada de força eléctrica do camião, que dispõe de uma autonomia de 200 quilómetros.

“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação”, explicou Manuel Castro e Matos, director do departamento comercial Camiões Volvo da Auto Sueco Portugal.

O mesmo responsável referiu que foi desenvolvido “um trabalho em equipa, onde se tem em consideração factores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho”. “Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objectivos definidos”, precisou.

Com o propósito de continuar a reduzir a pegada ecológica em Cascais, já se encontram em operação dois autocarros movidos a hidrogénio e um outro camião da Cascais Ambiente movido a Zero Diesel, biocombustível desenvolvido a partir de óleos alimentares usados recolhidos no concelho. O teste agora realizado com o camião Volvo FE Eléctrico constitui mais um passo rumo a soluções de transporte totalmente livres de combustíveis fósseis.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.