São Domingos de Rana: Novo executivo assinala um ano de mandato

Dividida pela A5, principal via de acesso entre Cascais e Lisboa, São Domingos de Rana é uma freguesia em constante transformação. A génese rural do passado deu lugar a um território em expansão urbanística, com um consequente aumento da população e a criação de infraestruturas para a apoiar. As necessidades de outrora deram lugar a outras prioridades, a que a Junta de Freguesia procura dar respostas. Entre os desejos manifestados e os orçamentos disponíveis para os concretizar, o equilíbrio das soluções encontradas pode fazer toda a diferença no dia-a-dia da população.

Foi precisamente para dar a conhecer melhor as respostas do Município às necessidades e expectativas dos fregueses que o Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (JFSDR), Fernando Ferreira Marques, eleito em 2021 para comandar os destinos do Município em representação do PSD, assinalou no passado dia 18 de Outubro o seu primeiro ano de mandato com uma cerimónia especial denominada ‘Um Ano de Mandato’, realizada no Pavilhão Massapés, integrado no Complexo Desportivo de São Domingos de Rana.

A noite de festa e comemoração serviu também para homenagear oito funcionários da autarquia e contou com as presenças do Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Miguel Pinto Luz, e de Luís Marques Mendes, um histórico do PSD com extenso currículo político, presença habitual no ‘Jornal da Noite’ de domingo na SIC. O palco da cerimónia serviu ainda de fundo às actuações da Banda Filarmónica de Talaíde e de José Cid, que animaram a festa, durante a qual o autarca fez um balanço do seu primeiro ano à frente da JFSDR.

Foto: Paulo Rodrigues

“Estar em São Domingos de Rana a festejar o primeiro ano deste mandato é festejar a proximidade. Se há palavra que distingue Fernando Ferreira Marques é ‘Proximidade’, ter esta vontade de acarinhar todos e cada um de vós, ter esta política de proximidade onde as pessoas estão sempre primeiro. Isto é a sua marca. Se há exemplo maior de proximidade é este executivo e toda a equipa da JFSDR, que anda na rua a falar com os fregueses, a receber os seus problemas e, no final, a intervir, impactar, agir, resolver os problemas dos nossos concidadãos. É para isso que existe a Política e não para algo mais”, realçou Miguel Pinto Luz.

O Vice-presidente do executivo liderado por Carlos Carreiras em Cascais sublinhou que a Freguesia de São Domingos de Rana tem sido foco de grande investimento por parte da CMC. “Nós acreditamos convictamente no potencial desta Junta de Freguesia, no potencial das suas gentes, e sentimos que durante muitos anos tinham sido esquecidas. Não acreditamos na política da Costa do Sol e da Costa da Sombra, acreditamos sim no trabalho e no desenvolvimento e, principalmente, no futuro do nosso concelho. E esse futuro passa incontornavelmente por São Domingos de Rana. Neste particular, a Junta de Freguesia tem sido um parceiro absolutamente incansável. Por vezes, não são precisas grandes obras para melhorar a vida dos nossos concidadãos, mas é preciso estar atento e este executivo e equipa da JFSDR estão”, assinalou.

O autarca sublinhou as apostas do Município cascalense na Mobilidade, mais concretamente na melhoria do sistema de transportes em São Domingos de Rana e em todo o concelho, e no investimento que tem vindo a ser feito no domínio da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de teleconsultas gratuitas de Medicina Geral e Familiar e também de Pediatria, sem esquecer o reforço do acesso da população a médicos de família. “Não achamos que tenhamos resolvido os problemas todos, mas não baixamos os braços, nunca baixamos os braços, não temos medo de arriscar, de tentar, de falhar muitas vezes, de fazer muitas mais, para resolver os problemas dos nossos concidadãos”, referiu.

Miguel Pinto Luz elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente da JFSDR: “Se há verbo que define o Fernando é ‘fazer’. Trabalhei com ele de perto, ensinou-me muito, aprendi muito com ele, mas o que mais recordo era e é a alegria, a energia, que tem a fazer as coisas, para concretizar os seus objectivos. Fê-lo assim sempre ao longo da sua vida, nas empresas onde trabalhou, no governo, onde serviu o País, e na Câmara, com energia e trabalho. Tenho a certeza de que em São Domingos de Rana, enquanto Presidente da JFSDR, fará o mesmo.”

E concluiu o Vice-presidente da CMC: “Fernando, recordo com muita alegria a vitória que conseguiste nesta freguesia há pouco mais de um ano. Foi uma caminhada dura, difícil, a que eu assisti, mas olho para esta sala cheia, repleta, e tenho ainda mais a certeza de que mereceste cada voto que tiveste há um ano. E tenho também a certeza de que tu e a tua equipa irão marcar para melhor o futuro de São Domingos de Rana, impactando na vida de cada um dos nossos concidadãos, garantindo os projectos de felicidade a que cada um tem direito”.

Foto: Paulo Rodrigues

MARQUES MENDES RECORDA “VITÓRIA HISTÓRICA”

Igualmente presença de destaque na cerimónia realizada para assinalar o primeiro ano de mandato de Fernando Ferreira Marques, esteve Luís Marques Mendes, antigo Ministro dos Assuntos Parlamentares (2002-2004), no XV Governo Constitucional dirigido por Durão Barroso. O comentador político da SIC elogiou a iniciativa de homenagear os funcionários da JFSDR, que considerou “justa e louvável”, um “gesto de elementar justiça”. “Os funcionários de uma autarquia podem não dar nas vistas, podem ser relativamente anónimos, até invisíveis, mas fazem um trabalho de formiguinhas extraordinário. Podem pensar à esquerda ou à direita, ser deste ou daquele partido, mas, acima de tudo, são grandes profissionais que servem o serviço público e o interesse público”, defendeu.

O antigo governante recordou a “vitória histórica” obtida pelo actual presidente da JFSDR, para dizer que não ficou surpreendido com esse feito, “apesar de essa vitória ser, em grande medida, uma surpresa”. E justificou: “O Fernando Ferreira Marques tem todas as qualidades características e condições para ser um grande autarca. Em primeiro lugar, nunca precisou da Política para viver. Gosta da política, gosta de fazer política, mas trabalhou em vários lugares, no sector privado e no sector público, nunca precisando de estar dependente da vida política. Esse é o primeiro ingrediente para se ter sucesso: ser-se independente, ter-se a sua própria actividade. Em segundo lugar, é uma pessoa que já serviu em grandes grupos económicos e em vários lugares no sector público, e que tem uma enorme experiência de gestão.”

Recordando que São Domingos de Rana “tem mais população do que muitos municípios em Portugal”, Marques Mendes sublinhou que, por isso, esta Junta de Freguesia “precisa de ter um grande líder e um grande gestor à sua frente”. “É por isso que a sua vitória também não me surpreendeu”, explicou defendendo que o autarca eleito há um ano é “precisamente aquilo que a política, autárquica e não autárquica, hoje em dia precisa. É um homem de diálogo, de proximidade com as pessoas, capaz de gerar a mobilização de todos, instituições, empresas, seja onde for. Por isso, eu tenho a certeza de que o Fernando Ferreira Marques está a fazer um grande lugar e vai fazer uma enorme função, nos anos que ainda faltam, durante o seu mandato”.

“Vê-se, por vários testemunhos, que as pessoas estão felizes, têm esperança, têm confiança. A única forma de gerar confiança e esperança é o trabalho, o trabalho de proximidade, de diálogo, de partilha, com orgulho na terra. É muito importante a forma como este homem, vosso presidente, fala da vossa freguesia, com amor, com paixão, com emoção, com orgulho. E é isso que todos nós temos de ter, orgulho na nossa terra. É importante cultivar esse orgulho, mas a melhor forma de o cultivar é fazendo obra, é resolvendo os problemas, é trabalhando. E é tudo aquilo que eu tenho a certeza que o Fernando Ferreira Marques vai continuar a fazer”, concluiu Marques Mendes.

Foto: Paulo Rodrigues

O QUE JÁ FOI FEITO

A terceira e última intervenção da noite foi protagonizada pelo presidente da JFSDR, que elencou o que o seu executivo já conseguiu fazer neste primeiro ano de mandato. No domínio da Cultura, foi reaberta a colecção do Mestre Ilídio Carapeto, patente ao público no espaço museológico com o seu nome, em Outeiro de Polima. Foram também iniciadas as obras para o novo museu de São Domingos de Rana, um espaço que terá mais 300 metros quadrados, onde serão acolhidas as obras de Ilídio Carapeto, bem como as de Armando Caracol e as de João Baptista Coelho. Fernando Ferreira Marques deu a conhecer também o desejo de perpetuar os nomes de João Aguardela e de Carlos Paião, dedicando-lhes um novo espaço expositivo dedicado exclusivamente à Música.

“No novo edifício multisserviços em Outeiro de Polima transformámos os famosos apartamentos em espaços de trabalho, em escritórios, onde desenvolvemos uma nova política para a Cultura. Faço saber também que a JFSDR está disponível para fazer a gestão, no futuro, do Casal Saloio de Outeiro de Polima e poder integrar este importante espaço nos museus de São Domingos”, revelou o autarca.

Ainda no sector da Cultura, e no que à Música diz respeito, a JFSDR assinou um protocolo com duas bandas da freguesia, Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires e Grupo de Solidariedade Musical E Desportiva de Talaíde, que passaram a tocar juntas, e estabeleceu um protocolo anual de apoio financeiro para a formação de jovens músicos. Destaque igualmente para a realização da Gala de Dança, organizada pelas escolas de dança da freguesia.

“Trouxemos de volta o coro Vox Laci, que em tempos idos foi expulso desta freguesia. Organizámos uma exposição de pintura do José Luís Sabido, um reconhecido canteiro de profissão, mas também um talentoso escritor e escultor. Propusemos à Banda de Talaíde o desafio de interpretar e gravar um CD inteiramente com músicas de Natal internacionais. E assinalámos os 17 anos do Mercado de São Domingos, dia 30 de Julho, com uma memorável Noite de Fados”, prosseguiu.

No sector da Educação, Fernando Ferreira Marques destacou que a JFSDR realizou no último ano 1.012 intervenções de manutenção nas escolas da freguesia. Foi instalado um novo equipamento infantil na Escola Básica Abóboda 2 em Outeiro de Polima, e entregues aos alunos 1.800 mochilas e cantis nas 12 escolas do Primeiro Ciclo e Jardim de infância do ensino público da freguesia, onde foi também implementado um novo modelo de gestão dos programas AAAF (Actividades de Animação e de Apoio à Família) e CAF (Componente de Apoio à Família).

Foto: Paulo Rodrigues

Em matéria de Recursos Humanos, o novo executivo da Junta de Freguesia abriu concursos públicos para assistentes operacionais e assistentes técnicos, de forma a tornar mais permanente a relação laboral dos trabalhadores, e promoveu um programa de formação que tem permitido a formação contínua dos colaboradores da autarquia.

Outra das preocupações da equipa liderada por Fernando Ferreira Marques centra-se no Ambiente. A JFSDR lançou recentemente uma empreitada de requalificação dos parques infantis, que estavam degradados, apostando também na requalificação dos espaços verdes, onde foram plantadas dezenas de árvores. Foi igualmente estabelecida uma assessoria técnica com o Instituto de Mercados de Barcelona, para iniciar um estudo que permita elaborar um projecto de transformação do Mercado de São Domingos de Rana.

O Desporto é outra das áreas que tem merecido atenção. Foi criado um passeio anual de Cicloturismo, denominado ‘Rota de São Domingos’, e organizada a III Corrida da Juventude da freguesia, inserida no Troféu de Cascais. Foi também realizada a 20.ª Milha Urbana de Atletismo, em colaboração com o NAZA (Núcleo de Atletismo da Zona da Abóbada).

O autarca revelou que a JFSDR elaborou um Regulamento de Apoio ao Associativismo, com base no qual “as colectividades sabem quais são as regras, sabem como se candidatam, apresentam os seus projectos e também prestam contas”, acrescentando que, este ano, concorreram 15 colectividades com 31 projectos, aos quais foram atribuídos 42.040 euros, “sem discriminações e sem favoritismos”.

O Complexo Desportivo Municipal de São Domingos de Rana está na mira de outro dos projectos do executivo autárquico. “Este complexo desportivo municipal esteve literalmente ao abandono nos últimos 8 anos”, assinalou o presidente da Junta de Freguesia, elencando uma série de obras que, no seu entender, deveriam ter sido realizadas na infraestrutura pelos anteriores executivos, o que não se verificou. “Não sabiam gerir e foi assim porque eram incompetentes. Nos últimos 8 anos, os anteriores executivos tiveram para gerir 15 milhões de euros”, alegou, revelando que o pavilhão está a receber obras de melhoramento, nomeadamente ao nível da cobertura, que mete água.

Foto: Paulo Rodrigues

No domínio da Mobilidade, a Junta de Freguesia iniciou, “depois de um processo longo de contratação pública”, a recolocação de sinalização de trânsito em várias localidades. “Ordenámos os sentidos de trânsito do Bairro Pomar das Velhas e colocámos sinalização que nunca lá tinha existido. E colocámos também novas peanhas, demos novos nomes às artérias e criámos uma equipa para a limpeza de sumidouros”, disse Fernando Ferreira Marques.

Na área Social, o autarca destacou que, “pela primeira vez na freguesia, as instituições são apoiadas com total transparência e equidade”. E explicou porquê: “Criámos um Regulamento de Apoio às Organizações Sociais, onde todas, sem excepção, conhecem as regras, podem candidatar-se, apresentam projectos e prestem contas. Este ano, apresentaram projectos cinco instituições, que foram apoiadas com um total de 20 mil euros”.

A JFSDR está também apostada em promover o envelhecimento activo. “É uma prioridade para este executivo e uma preocupação constante”, atestou o autarca, que comentou assim um dos programas lançados pelo seu executivo dedicado aos seniores da freguesia: “O ‘Dança Consigo’ é mais do que um bailarico, é um momento de partilha de preocupações, é um momento de troca de informações, é um momento útil, é um momento de informação, mas é, sobretudo, um momento de animação e de alegria para os nossos seniores.”

Finalmente, outra das frentes de acção do executivo presidido por Fernando Ferreira Marques tem vindo a ser desenvolvida junto das empresas da freguesia. “Temos uma forte preocupação com as empresas. Elas o motor da economia, do emprego e do desenvolvimento. Sem empresas não há progresso. As empresas da nossa freguesia, como as de muitos outros lugares, não estão organizadas, não estão próximas umas das outras, não partilham sinergias e não sentem que a sua junta de freguesia represente um valor acrescentado para o seu negócio”.

O autarca explica que esta análise resultou de mais de duas dezenas de conversas mantidas com donos, gerentes, CEOs, administradores e directores gerais de várias empresas da freguesia. “Estivemos nos últimos meses a construir um modelo de cooperação, de produção de pensamento e de debate e de acção. Decidimos constituir o Círculo Empresarial de São Domingos de Rana, e nessa concepção foram elencados os seus objectivos, a sua visão, as suas áreas de intervenção e muito bem definido qual o papel da Junta de Freguesia”, revelou, argumentando que a iniciativa só fará sentido “se a Junta de Freguesia puder ser entendida como facilitadora, conectora e dinamizadora dos negócios de cada um”. “Temos um caminho novo a percorrer e vamos fazê-lo com todo o tecido empresarial da freguesia”, assegurou.

Foto: Paulo Rodrigues

O QUE FALTA FAZER

Depois de elencar o que já foi feito, Fernando Ferreira Marques não quis deixar de mencionar, também, a lista do que ainda está por fazer. “Não nos esquecemos que temos de construir a Casa das Artes Carlos Martinho, em Tires. Não nos esquecemos que temos de construir um campo de jogos com espaço de lazer e um parque infantil no bairro Alice Cruz. Não nos esquecemos que temos de construir um centro de convívio em Matos Cheirinhos. Não nos esquecemos que temos de construir a sede de ‘Os Reguilas’. Não nos esquecemos que temos de requalificar os espaços abandonados das Águas de Cascais em Quenena e tornar aquele espaço bonito para quem lá vive. Não nos esquecemos que temos uma variante em Caparide e uma rotunda em São Domingos de Rana para abrir. Não nos esquecemos que precisamos do apoio da Cascais Próxima para os projectos de reconversão rodoviária das nossas localidades. Não nos esquecemos que temos de criar um sentido único na Rua Manuel Vieira Rosa. Não nos esquecemos que temos espaços verdes para construir, como o novo parque urbano de Outeiro de Polima. Não nos esquecemos que temos de construir um novo espaço de recreio em Cabeço de Mouro.” E garantiu: “Não nos esquecemos de tudo aquilo que temos para fazer.”

No final da sua intervenção, o presidente da JFSDR, eleito em representação da coligação PSD/CDS-PP, defendeu que “a política deve ser gerida como a Banda Filarmónica de Talaíde”, explicando: “Cada um deve saber qual o instrumento que tem de tocar, todos devem tocar a mesma partitura, a mesma letra, mas sobretudo só há um maestro”. Elencado o trabalho já executado e anunciando o que está ainda previsto fazer, o autarca prometeu: “São Domingos de Rana é, e vai continuar a ser, Cascais. E para sermos Cascais, temos de continuar a desenvolver, continuar a crescer, continuar a ser aquilo que somos hoje: gente orgulhosa da terra onde vive”.

Depois de agradecer “a lealdade, a solidariedade, a entrega, a disponibilidade, o empenho e a total dedicação” do seu executivo, Fernando Fernando Ferreira assegurou: “Continuaremos a fazer o nosso caminho com compromisso, com responsabilidade, com coerência, com solidariedade absoluta com aqueles que a cada momento mais precisem de nós”. “Convosco sempre”, afiançou o autarca a fechar a sua intervenção, sendo que a cerimónia prosseguiu em tom de festa, com a actuação de José Cid.

Foto: Paulo Rodrigues

FUNCIONÁRIOS DA JFSDR HOMENAGEADOS

Foram oito os funcionários da Junta de Freguesia homenageados, alguns há mais de 25 anos ao serviço da autarquia. Destacaram-se pela forma eficiente como desempenharam as suas funções, sentido de missão, espírito de sacrifício e forma solidária com que colaboraram com os colegas e a comunidade que serviram. A lista é composta por: Margarida Ramires, Carlos Botelho, Gisela Camacho, Ricardo Mendes, Armando Marques, António Vicente, Sandra Gama e Luís Chaves.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.