Morte de Nomen deixa Graffiti mais pobre

Nuno Reis, conhecido no meio artístico do Graffiti por Nomen, morreu no passado dia 4 de Agosto. O artista tinha 48 anos e afirmou-se como um dos pioneiros desta Arte de Rua em Portugal, com inúmeras obras realizadas nos territórios dos municípios da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra.

Natural de Angola, onde nasceu em 1974, Nomen frequentou a Escola Secundária de Carcavelos e viveu grande parte da sua vida nesta freguesia de Cascais, onde deixou inúmeras obras. Um dos últimos trabalhos que realizou foi a requalificação de um mural na Rua 5 de Outubro. Internacionalmente, o artista pintou murais em vários países e participou em várias exposições, nomeadamente no Museu do Louvre, em Paris.

Alemanha, Espanha, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Israel, Panamá e Suíça foram alguns dos países onde os graffitis de Nomen conquistaram apreciadores. O artista colaborou também com diversas empresas e instituições de topo, tendo assinado obras para câmaras municipais e juntas de freguesia de Norte a Sul de Portugal.

Nomen ficou associado ao Graffiti Nacional desde 1989, quando começaram a surgir as primeiras manifestações artísticas deste género de Arte Urbana na zona de Carcavelos. Inicialmente consideradas ilegais, as pinturas murais acabaram por conquistar um número crescente de admiradores. O artista carcavelense foi um dos principais responsáveis por esta conquista.

REACÇÕES À MORTE DO GRAFFITER

As câmaras municipais de Cascais e Oeiras reagiram à morte de Nomen com publicações nas redes sociais. “O mundo artístico ficou mais pobre. Nomen foi um dos pioneiros da arte do Graffiti em Portugal, que teve o seu começo nas ruas de Carcavelos. (…) A Câmara Municipal de Cascais endereça a todos os familiares e amigos as mais sentidas condolências nesta hora de pesar.”

Na página que tem disponível na Internet, o Município oeirense manifestou “o seu pesar pelo falecimento do artista de street art Nuno Reis (Nomen) que, com as suas pinturas e murais, embelezou vários pontos do concelho” e endereçou à família e amigos enlutados do graffiter “as mais sentidas condolências.”

Entre as intervenções artísticas de Nomen em Oeiras, destacam-se: o túnel de Santo Amaro, com a representação gráfica do Bugio; os murais junto ao INATEL, alusivos à Revolução do 25 de Abril de 1974; e as pinturas de grande dimensão no Bairro dos Navegadores, nomeadamente o retrato de Cesária Évora e as obras de celebração da diversidade étnica deste bairro.

Em homenagem ao artista, foi lançada uma petição pública, endereçada à Câmara Municipal de Lisboa, para a atribuição do nome Nuno Reis (Nomen) ao jardim em frente ao Mural das Amoreiras, em Lisboa, espaço no qual o artista carcavelense participou muito activamente enquanto criador.

A iniciativa, lançada por Pedro Soares Neves em 6 de Agosto, conta com o apoio de Gonçalo Reis, filho do graffiter, e contabiliza cerca de 1.350 signatários. Os interessados em assinar a petição podem fazê-lo em: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT113301

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.