Festas do Mar regressam à Baía de Cascais

Dois anos depois do interregno forçado motivado pela pandemia Covid-19, as tradicionais Festas do Mar, organizadas pela Câmara Municipal de Cascais (CMC) e pelo Turismo local, estão de regresso à Baía de Cascais, organizadas, este ano, com base num novo formato.

Realizada em duas semanas seguidas, a edição 2022 das Festas do Mar vai ser dividida por dois períodos de quatro dias cada, de 25 a 28 de Agosto e de 1 a 4 de Setembro. Em ambos os casos, estes períodos decorrem de quinta-feira a domingo.

O cartaz das Festas do Mar deste ano, divulgado esta quarta-feira em conferência de Imprensa realizada no Hotel Baía, apresenta uma oferta variada, com a Música Portuguesa em grande destaque. Os espectáculos têm acesso gratuito.

Mais uma vez, o evento vai contar com dois palcos onde actuarão artistas bem conhecidos do público. O palco principal vai ficar instalado na Baía de Cascais, enquanto o palco Cascais será montado próximo da Cidadela.

UM CARTAZ DIVERSIFICADO

No palco principal estão agendados concertos de: Diana Castro/VÍTOR KLEY (25 Ago), Tiago Nacarato/THE BLACK MAMBA (26 Ago), Beatriz Rosário/OS QUATRO E MEIA (27 Ago), Carolina de Deus/RESISTÊNCIA (28 Ago), Duque Província/D.A.M.A. (1 Set), Filipa Vieira/CUCA ROSETA (2 Set), Luís Sequeira/AGIR & FRIENDS (3 Set) e Luiz Caracol/SINFÓNICA DE CASCAIS (4 Set).

Por sua vez, no Palco Cascais actuam os seguintes artistas: Pipa Maldonado (25 Ago), Mariana Mateus (26 Ago), Ivo Palitos (27 Ago), Matheus Paraizo (28 Ago), Carolina Leite (1 Set), Also (2 Set), Mia Lucas (3 Set) e Luiz Braz Teixeira (4 Set).

Foto: Paulo Rodrigues

As Festas do Mar 2022 encerram com um desafio especial lançado a quem estiver presente na última noite, 4 de Setembro, quando actuar a Orquestra Sinfónica de Cascais, dirigida pelo maestro Nikolay Lalov (na foto), que vai tocar músicas do TOP RFM. Com o recurso a microfones espalhados por vários locais da Baía de Cascais e com a ajuda de teleponto, o público vai poder dar voz às músicas seleccionadas.

EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Organizadas pela Autarquia cascalense desde 1965, em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, Protectora dos Pescadores, as Festas do Mar são um dos eventos mais tradicionais realizados na vila.

Foto: Paulo Rodrigues

A procissão, com o andor da imagem da santa tradicionalmente transportado em cortejo no mar a bordo de um barco de pesca devidamente engalanado para o efeito, está marcada para dia 28 de Agosto. A procissão tem início ao início da tarde, pelas 15h00.

O andor com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes embarca a partir do cais da Praia da Rainha, acompanhado em cortejo por cerca de 30 embarcações engalanadas que navegam em conjunto até perto do Farol da Guia.

Foto: Paulo Rodrigues

Durante o cortejo realizado no mar, que conta mais uma vez com a participação do Padre Nuno Coelho, da Paróquia de Cascais, serão lançadas flores à água em memória dos pescadores já falecidos.

Autor: Redacção

1 comentário em “Festas do Mar regressam à Baía de Cascais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.