Presidente de São Tomé e Príncipe agraciado com Medalha de Mérito

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, homenageou, no passado dia 7 de Abril, o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro. Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho da CMO, o autarca oeirense assinalou que a medalha atribuída ao Presidente são-tomense simboliza “o respeito e amizade” que existe para com o povo de São Tomé e Príncipe.

“Assumimos a prioridade e a centralidade da cooperação descentralizada com os territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa nas nossas políticas públicas”, destacou Isaltino Morais, recordando que o Município tem acordos de geminação e/ou de cooperação com todos aqueles países. “No caso de São Tome e Príncipe, mantemos, desde 1990, intensas relações de geminação que têm dado frutos extraordinários para a população daquela região autónoma”, acrescentou.

Durante a sua intervenção, Isaltino Morais elencou algumas medidas que têm consolidado as “intensas relações” de Oeiras com São Tomé e Príncipe, nomeadamente a reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, Sede do Governo Regional, na ilha do Príncipe, e as construções do Centro Cultural do Príncipe e do Primeiro Parque Infantil naquela ilha do arquipélago.

Ao abrigo desta cooperação, merecem ainda destaque: a distribuição de 1.200 pares de ténis para crianças; a atribuição de bolsas de estudos universitárias a vários alunos; o projecto de segurança e sustentabilidade alimentar para reforço da produção agropecuária local com a criação de 200 galinheiros, e a doação de dois ventiladores e equipamentos de protecção individual durante o período mais crítico da pandemia COVID-19, entre outros.

PLANOS PARA O FUTURO

Em relação ao futuro, Isaltino Morais nomeou ainda a construção do primeiro Liceu na ilha do Príncipe, cujo projecto está já concluído; a atribuição de oito bolsas de estudo universitárias no próximo ano lectivo; o envio de uma ambulância todo-o-terreno; o envio de materiais para equipar 30 salas de aula e efectuar melhoramentos no parque infantil; e a oferta de fardamento e equipamentos aos operários do Governo Regional.

Carlos Vila Nova mostrou-se sensibilizado com o reconhecimento recebido e recordou que “a relação com Oeiras é dinâmica”. “Há um caminho a ser feito e tenho a certeza de que faremos este caminho juntos. Sentimo-nos em casa em Portugal e, particularmente, aqui em Oeiras. Podem contar com São Tomé e Príncipe para aquilo que também podermos contribuir”, disse.

Durante a visita oficial realizada a Portugal, o Presidente são-tomense visitou várias infraestruturas do concelho de Oeiras, entre as quais o Taguspark – Cidade do Conhecimento, e o Parque dos Poetas, com paragem especial junto à escultura feita em memória da poetisa são-tomense Alda do Espírito Santo.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.