EPAL conquista Tubos de Ouro por Sustentabilidade e Inclusão

A EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA), a maior empresa nacional de abastecimento de água, conquistou dois Tubos de Ouro (em cinco possíveis), os prémios que distinguem os melhores projectos implementados no sector, entregues durante o ENEG 2021 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, o maior congresso do Sector da Água e do Ambiente realizado em Portugal.

Os dois galardões entregues à EPAL durante o evento realizado no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, no passado dia 24 de Novembro, ficaram a dever-se aos projectos ‘Educar para a Protecção dos Ecossistemas e da Biodiversidade’, na categoria Melhor Acção de Sustentabilidade, e ‘Comunicar para Todos – Parcerias para a implementação de uma comunicação Multiformato’, na categoria Melhor Acção Valor da Água.

O primeiro dos dois projectos distinguidos está relacionado com diversas iniciativas que a EPAL tem desenvolvido, asseguradas pela Direcção de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental da empresa, com o objectivo de proporcionar conhecimentos à população em geral sobre a necessidade de Conservação da Natureza e pelo respeito que esta merece, sendo vital incentivar a preservação dos ecossistemas e de toda a biodiversidade.

A EPAL é uma empresa parceira de Organizações Não-Governamentais de Ambiente (ONGA). No âmbito desta colaboração, têm sido promovidas acções dirigidas a toda a Comunidade, entre as quais: plantações, webinars, workshops, apadrinhamento de animais selvagens e a promoção do Programa de Ocupação de Tempos Livres ‘Naturalmente de Férias!’, neste caso em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Além da LPN, também a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), a Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável), a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e a GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) são organizações parceiras da EPAL, através de um Protocolo de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental.

A protecção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais está igualmente presente nas acções de sensibilização e educação ambiental que a EPAL tem vindo a promover no território nacional através de uma série de iniciativas dirigidas ao público escolar. Neste domínio direccionado aos mais jovens, a empresa lançou o livro ‘O Planeta é a nossa Casa”, que propõe um texto em forma de conto sobre temáticas relacionadas com o Ambiente a pensar nos mais jovens.

SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA

O segundo prémio recebido pela EPAL no ENEG 2021 foi conquistado na categoria Melhor Acção Valor da Água, com o projecto ‘Comunicar para Todos – Parcerias para a implementação de uma comunicação Multiformato’, que apresenta acções de comunicação em formatos acessíveis, com o objectivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, contando com o acompanhamento técnico do Instituto Nacional para a Reabilitação, tutelado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As iniciativas promovidas contaram também com a participação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Serviin – Portal do Cidadão Surdo e Associação de Paralisia Cerebral de Braga (APCB), tendo registado ainda a colaboração de diversas outras associações na partilha dos conteúdos (adaptados para escrita pictográfica e com vídeos em língua gestual portuguesa) junto dos seus públicos, nomeadamente a Fundação LIGA, Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCI) de Lisboa.

De referir que a EPAL já disponibiliza as suas facturas e o folheto de ‘Informações Úteis’ na gestão do contrato em Braille, tendo implementado também o serviço único e diferenciador do Serviin, que permite à comunidade surda comunicar em língua gestual com a EPAL através de recurso a vídeochamada. Mais recentemente, a empresa passou a contar igualmente com a colaboração da APCB, que produz os conteúdos disponibilizados em escrita pictográfica.

Os vencedores dos restantes três prémios (Tubos de Ouro) atribuídos durante o ENEG 2021 foram a Águas do Norte, a Aquapor e a Câmara Municipal do Barreiro, tendo sido ainda distinguido, com duas menções honrosas, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja. O ENEG é o maior Congresso do Sector da Água e do Ambiente e os seus prémios são atribuídos por um júri altamente qualificado.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.