Ideias do Século: Desenvolvimento humano através da Arte

A Ideias do Século Associação (ISA) foi fundada em Setembro de 2008. Esta instituição sem fins lucrativos dedica a sua actividade à investigação, formação e produção cultural, promovendo projectos nas áreas da Dança, Música, Teatro e Artes Plásticas. Para o efeito conta com o Estúdio de Dança de Carnaxide (criado em 2003) e com a Ciranda Companhia de Dança (criada em 2009). Aposta ainda na produção de espectáculos, eventos, animações, exposições e festivais.

No Estúdio de Dança de Carnaxide, a instituição promove aulas destinadas “a todos aqueles que procuram desenvolver, através das artes, as suas capacidades pessoais ao nível da expressão corporal, comunicação, criatividade e desenvolvimento humano”. Ballet, Dança Contemporânea, Hip Hop, Danças Sociais, Dança Espanhola, Danças Tradicionais Portuguesas, Dança do Ventre, Dança Africana, Dança Indiana, Musicais, Teatro e Pilates, constituem algumas das hipóteses de escolha disponíveis.

O jornal ‘O Correio da Linha’ foi conhecer melhor esta associação apostada em conquistar um lugar próprio nas ofertas culturais disponibilizadas no concelho de Oeiras. Para isso, falámos com a Presidente da Direcção, Susana Farias Nunes, que é também coordenadora pedagógica. De acordo com as suas palavras, a instituição está preparada para a fase de desconfinamento que atravessamos após as dificuldades impostas pela crise sanitária resultante da pandemia COVID-19.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Como é que a Associação está a preparar esta nova fase de desconfinamento?

Suzana Nunes (SN) – Estamos a caminhar gradualmente para o normal funcionamento de todas as actividades, em função da alteração gradual das regras da Direcção-Geral da Saúde.

CL – Que actividades já estão a funcionar?

SN – Sempre estiveram a funcionar todas as actividades desde o dia 16 de Março de 2020 (data em que foi confirmada a primeira morte por COVID-19 em Portugal), quando implementámos as aulas online com a adesão da grande maioria dos nossos alunos.

INICIATIVAS PREVISTAS

CL – Que iniciativas estão previstas lançar até ao final do ano?

SN – O funcionamento regular de todas as aulas do Estúdio de Dança de Carnaxide (EDC); ensaios regulares da Ciranda Companhia de Dança, EDCrew e Grupo Cénico do EDC; aulas abertas online em Dezembro; participação em festivais e concursos; apresentação do espectáculo de Natal ‘Quebra-Nozes’ nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho; Espectáculo Final do Ano Lectivo em Maio no mesmo auditório, inserido no Centro Cívico de Carnaxide, e a realização da segunda edição do evento ‘Ciranda em Festa’, que vai decorrer na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

CL – Quais foram as principais dificuldades que tiveram de enfrentar devido à pandemia?

SN – A adaptação às aulas online, com a necessidade de cativar os alunos e manter espírito positivo. Na reabertura das aulas presenciais, a constante necessidade de limpeza e desinfecção tem sido um trabalho árduo. A quebra substancial de facturação por termos sugerido o pagamento de 2/3 das quotizações face à realização das aulas online e as presenciais com menos capacidade dos estúdios.

CL – Com que apoios contaram nessa fase de crise sanitária?

SN – Contámos com os apoios da Câmara Municipal de Oeiras através do apoio aos agentes culturais, os apoios governamentais previstos para o lay-off parcial e os apoios à retoma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

CL – Como adaptaram as vossas actividades às necessidades dos associados?

SN – Encerrámos as actividades a 12 de Março de 2020, reabrindo em modo online logo a 16 de Março. Implementámos um plano de prevenção e segurança, assim como organizámos uma equipa de limpeza e desinfecção permanente com a afectação de uma verba específica para toda esta necessidade. Facultámos o pagamento de 2/3 das quotizações relativas às actividades realizadas online e depois presenciais com a diminuição da capacidade dos estúdios.

ANIVERSÁRIOS ASSINALADOS DE FORMA SIMBÓLICA

CL – Assinalaram recentemente o 13.º aniversário da Associação. Como foi comemorada esta data?

SN – Na verdade assinalámos o 13.º aniversário da Associação e o 18.º aniversário do Estúdio de Dança de Carnaxide. Neste período de retoma e adaptação ao regresso ao normal funcionamento optámos por assinalar as datas de forma simbólica, através das redes sociais.

CL – Têm ou estão a desenvolver algum projecto cultural subordinado ao tema da pandemia, ou inspirado na crise sanitária que enfrentámos?

SN – Os nossos projectos actuais, ‘Quebra-Nozes’, ‘Folias’, ‘Grupo Cénico’, entre outros, têm todos, por imperativo da influência que a pandemia teve e tem em todas as pessoas e actividades, alguma referência ou abordagem à pandemia, seja pela palavra, pela criação coreográfica ou pela encenação.

CL – Como perspectiva o futuro da Associação?

SN – O futuro da Associação só pode ser muito positivo, em permanente crescimento, com ampliação e melhoria de instalações, com projectos cada vez mais ambiciosos para quem os integra, e a servir com mais e melhor integração a comunidade que nos rodeia, procura e participa nos nossos desafios.

 

CARTÃO DE APRESENTAÇÃO

A Ideias do Século Associação (ISA), uma instituição sem fins lucrativos dedicada à investigação, formação e produção cultural, foi constituída em 2008, com o propósito de promover o Estúdio de Dança de Carnaxide (EDC) e, consequentemente, “todos os projectos que nascem da capacidade criativa e produtiva dos seus elementos”. Conta com cerca de 2400 associados. O EDC desenvolve um trabalho de formação regular e permanente, que já permitiu colocar vários alunos no mercado da Arte e Cultura.

A ISA tem como fim a investigação, ensino e produção criativa; pesquisa bibliográfica, antropológica, etnográfica, artística, museológica e gastronómica ao nível nacional e internacional, tendo em vista a sua divulgação pública, através da realização de aulas, cursos, conferências, encontros, simpósios, mostras, exposições, festivais, actividades de tempos livres e espectáculos, assim como a produção de eventos, materiais gráficos, cenográficos e multimédia.

A Ciranda Companhia de Dança, criada em 2009, é outro dos projectos da instituição, baseado num modelo de desenvolvimento que assenta na Educação, Cultura e Turismo. No domínio da produção de festivais, espectáculos e outros eventos culturais, destaca-se o Festival Internacional de Dança de Oeiras (FIDO), que tem vindo a “promover a experimentação de inúmeros tipos de dança”. Em 2019, foi também lançado o Ciranda em Festa, “um evento dedicado a ver e fazer cultura tradicional”.

Na área do Teatro, além das aulas regulares, a associação promove o Grupo Cénico do EDC, que estreia anualmente uma peça na Mostra de Teatro Amador ficando em cartaz durante uma temporada. Este ano, o grupo estreou ‘A Importância de Ser Ernesto’, de Óscar Wilde. São igualmente criadas e apresentadas peças infantis, como ‘O Passo Mágico’, ‘A Bon e a Necas’, ‘A História da Dança’ e ‘SOS Oceanos’. Na área da Música, foi editado o CD ‘In Opera’, de Carlos Guilherme, sendo que está também a ser preparada a edição de um livro dedicado ao ensino das danças e cantares tradicionais.

Entre os parceiros que têm colaborado com a ISA, contam-se: a Associação Portuguesa para a Solidariedade e Desenvolvimento, Câmara Municipal de Oeiras, Clube TAP Portugal, Clube de Carnaxide, Clube UNESCO de Educação Artística, Egeac, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Oriente, INATEL, Junta de Freguesia de S. Vicente, Museu de Arte Popular, Museu do Teatro e da Dança, União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, entre outros.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.