Oeiras recebe exposição que exalta a mulher

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de Outubro, é apresentada no Centro Cultural Alternativo Nirvana Studios (Estrada Militar de Valejas, 66 / Oeiras), na Galeria S.T.R.A.N.G.E., a exposição ‘Birday Swamp’, da autoria da artista transdisciplinar Lia Von Hel. Este evento, que junta artes plásticas, música e dança, tem entrada livre.

Baseado na arte plástica, o projecto tem como principal temática a mulher, o seu corpo e a ligação com a morte, mas também com o místico, espiritual e divino, que resulta de um trabalho entre a matéria visceral e o caos cósmico do submundo, pilares característicos da obra da artista, cujo percurso vai desde assistente de produção a figurinista, tanto no Cinema como no Teatro.

A exposição, que se caracteriza por ser uma experiência profundamente imersiva e sensorial, desafia os visitantes a contactarem com o visceral na sua materialidade, reunindo no mesmo espaço a morte e a vida, desafiando tabus. Uma experiência que não descura um humor sugestivo presente em todas as peças.

Criada a partir da incorporação central de uma Deusa-Pássaro e com o tema unificador do (re)nascimento, esta exposição emerge como uma combinação de peças e da experiência da artista, um vislumbre íntimo das profundezas e da sua substância física, psicológica, emocional e espiritual. Materializada em toda a sua obscuridade, e claridade.

Aninhados por entre uma variedade de objetos, sons, odores e efeitos de luz, os artefactos centrais permitem ao público encontrar beleza no grotesco e harmonia no caos. A artista dá continuação à ideia de uma nova vida, enfatizada ainda pelo facto de muitas destas obras resultarem de objectos e materiais reaproveitados.

Além das peças, colagens e instalações, a exposição terá performances de artistas emergentes. No dia 29 (sexta-feira, 21h00 às 24h00), actua a bailarina de Tribal Fusion Vera Mahsati (21h30, 22h30 e 23h30) e estará também presente Bárbara Camila, ilustradora e tatuadora, que desenvolverá a sua arte durante todo o evento.

No dia 30 (sábado), entre as 11h00 e a 01h00 (dia 31), estará presente no recinto da exposição a especialista em tarot Filipa Gonçalves e às 23h00 terá início um concerto da banda de rock progressivo ShiMa. No dia 31 (domingo, 16h00 às 02h00), o destaque vai para a actuação da bailarina de Vogue Lovey (22h00, 23h00 e 00h00).

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.