Estudante de Cascais lança campanha para estudar em Itália

Matilde Magalhães tem 18 anos, acabou recentemente o 12.º ano no Colégio do Amor de Deus (Cascais), na área das Artes, e tem um sonho que deseja muito realizar: completar os estudos na Nuova Accademia Di Belle Arti (NABA), na cidade italiana de Milão. Para poder reunir a verba suficiente para assegurar o pagamento da primeira anuidade nesta prestigiada universidade transalpina, onde foi recentemente aceite, a jovem estudante de Cascais decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos através da plataforma GoFundMe.

O futuro de Matilde no domínio das Belas-Artes passa por conseguir obter uma verba de 7.100 euros, correspondente à primeira anuidade das propinas a pagar no estabelecimento de ensino particular italiano que elegeu para prosseguir os estudos. No início de Agosto, a jovem cascalense já tinha conseguido angariar 5.220 euros, fruto da contribuição de 46 doadores solidários com a sua causa, encontrando-se a pouco menos de dois mil euros do objectivo, que acredita estar ao seu alcance.

“Fui aceite na minha universidade de sonho, mas para que eu possa concretizar este sonho preciso da sua ajuda”, refere a jovem no texto de apresentação da sua campanha na plataforma GoFundMe. “Acredito que tirando o curso numa universidade tão prestigiada como a NABA é um passo mais próximo de um futuro brilhante”, justifica a mais velha de seis irmãos, que se autodefine como “uma pessoa comunicativa”, que adora “aprender e ser desafiada”.

Com um conjunto de interesses diversificado, o que a leva a afirmar sobre si mesma que tem “um portefólio bastante completo”, Matilde é co-criadora do projecto ‘Baby Re-bag’, uma iniciativa solidária de doação de bens essenciais para bebés a famílias carenciadas. Está ainda envolvida em vários outros projectos e causas sociais solidários que a ajudam “a desenvolver ferramentas” e demonstram a sua “ambição, versatilidade e vontade de fazer acontecer”.

Em relação à campanha de angariação de fundos que lançou, a estudante de Cascais, como forma de agradecimento e retribuição a quem acredita no seu projecto de estudo, propõe oferecer a todos os doadores que respondam ao seu pedido com uma quantia igual ou superior a 50 euros uma cópia assinada e numerada de um desenho seu, entre três opções dadas a conhecer na sua página da plataforma GoFundMe, em https://pt.gf.me/v/c/gfm/matilde-para-um-futuro-brilhante

“Sou sonhadora e quero viver os meus sonhos e ‘não morrer com eles’ e estou muito curiosa para saber o que o futuro me reserva”, confessa Matilde, terminando a declaração de apresentação da campanha de ‘crowdfunding’ (financiamento colectivo) que lançou com um agradecimento especial aos doadores interessados em contribuir para a realização do seu projecto de vida: “Ajude-me a Desenhar o meu futuro! Obrigada!”. O jornal ‘O Correio da Linha’ foi conhecer melhor este projecto de vida.

INFLUÊNCIA DA AVÓ

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – O que a levou a optar pelo GoFundMe para a ajudar a levar em frente o projecto de estudar em Itália?

Matilde Magalhães (MM) – Escolhi o GoFundMe para me ajudar a levar em frente este projecto de estudar em Itália porque venho de uma família numerosa, sendo muito difícil os meus pais conseguirem suportar o custo de uma vida no estrangeiro. Procurei várias opções de bolsas em Portugal, mas a resposta que obtive foi sempre só para mestrados. Isso deixou-me um bocado chocada, a falta de apoio do governo Português para jovens que pretendem estudar fora do País de nascença. Foi, então, que em conversa com um tio nos lembrámos do GoFundMe, que acabou por se revelar a melhor opção neste processo todo.

CL – Porquê esta Universidade, Nuova Accademia Di Belle Arti, em concreto?

MM – Escolhi esta Universidade pelo curso em si e pela forma como é dado, sendo tanto prático como teórico. O que mais gostei é que os projectos que vamos desenvolvendo, ao longo dos três anos do curso, são realizados em conjunto com empresas, o que nos introduz, aos poucos, no mundo do trabalho, permitindo-nos criar contactos importantes para o futuro. De destacar também o facto de ser uma universidade extremamente moderna com óptimos equipamentos para assistir aos trabalhos que pretendemos realizar, além de ter óptimas instalações e ser considerada a melhor academia de Belas-Artes italiana.

CL – Como nasceu em si o gosto pelas Belas-Artes?

MM – O gosto pelas Belas-Artes surgiu, primeiramente, por influência da minha avó, que adorava pintar e sempre insistiu connosco, os netos, para largarmos os telemóveis e realizarmos actividades mais didácticas.

CL – Qual o artista nacional que mais aprecia? E estrangeiro?

MM – Aprecio imenso o trabalho da artista plástica Joana Astolfi e o artista moderno que mais acompanho no estrangeiro é o Banksy.

CL – Qual a área das Belas-Artes que mais gosta de trabalhar?

MM – Adoro a área plástica, trabalhar com materiais e transformá-los, aquilo a que se chama “meter as mãos na massa”.

CL – Tem exposto os seus trabalhos?

MM – Não tenho exposto os meus trabalhos, porque nestes últimos três anos quase todos os trabalhos que realizei foi no âmbito académico.

CL – Conseguiu atingir o seu objectivo com a GoFundMe?

MM – Ainda não, mas acredito que vou conseguir chegar lá. A minha experiência com o GoFundMe tem sido óptima!

CL – Qual é o seu maior sonho no domínio das Belas-Artes?

MM – O meu maior sonho no domínio das Artes é conseguir criar algo meu, algo pelo qual as pessoas me possam identificar. Adoro trabalhar com pessoas, conseguir conjugar o meu gosto pelas Belas-Artes e ajudar pessoas numa futura profissão seria a chave de ouro. Sei que neste mundo dos adultos nada vem sem trabalho e facilmente, mas sou uma pessoa persistente. Confesso que, depois de chatear a cabeça a tanta gente com este meu sonho de ir estudar para Itália, o fracasso profissional assusta-me um bocado. Vou usar isso como uma motivação, pois acredito que, de uma forma ou de outra, vou conseguir alcançar os meus objectivos.

Autor: Luís Curado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.