Sintra na corrida ao Prémio Guarda-Rios 2021

A Câmara Municipal de Sintra está nomeada para o Prémio Guarda-Rios 2021, promovido pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), pela sua participação no Projecto Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental, que desenvolve com várias escolas do concelho. A votação decorre até ao próximo dia 9 de Agosto. Os interessados em escolher as pessoas ou entidades responsáveis pelas melhores e piores práticas nos rios em Portugal podem aceder ao endereço https://forms.gle/cT1EgcHxSQp3aNzM6 para votar.

O Projeto Peixes Nativos é um dos cinco projectos nacionais seleccionados pelo GEOTA para o Prémio Guarda-Rios 2021 (mais informação aqui). O resultado final da votação será divulgado a 23 de Agosto, sendo que a entrega dos prémios decorrerá durante a Gala Guarda-Rios, a realizar no Dia Nacional da Água, assinalado a 1 de Outubro. O Prémio Guarda-Rios visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas desenvolvidas nos rios portugueses e promover o envolvimento da comunidade numa perspectiva de sustentabilidade futura.

Por sua vez, o Projecto Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental foi lançado em Novembro de 2017 e resulta de uma parceria entre o ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) e a empresa Águas do Tejo Atlântico, S.A., tendo como principais objectivos a monitorização científica das espécies ameaçadas de peixes ciprinídeos nativos, durante o Verão, e a sensibilização da comunidade escolar e seu envolvimento nas acções de monitorização.

Sintra integra o grupo de sete municípios (Alenquer, Caldas da Rainha, Mafra, Óbidos, Oeiras, Sintra e Torres Vedras), do Projecto Peixes Nativos, que promove a preservação de espécies nativas e dos seus habitats associada à monitorização anual, na época de seca estival, das espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes da região centro de Portugal, promovendo a literacia ambiental sobre a importância dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.

O Projecto Peixes Nativos é desenvolvido no concelho de Sintra desde 2019, mais concretamente no Rio Jamor (Serra da Carregueira-Belas) e na Ribeira de Cabrela (Terrugem), aos quais se juntará a Ribeira de Colares. Participam neste projecto, como Guardiões dos Ribeiros, os alunos das escolas EB1 Mário Cunha Brito, EB1 nº 2 de Queluz e Escola Básica de Faião, na Terrugem.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.