Equipas especializadas apoiam Bombeiros no combate à pandemia

Todos os distritos do território continental passam a poder contar com equipas especializadas nos corpos de bombeiros voluntários, num total de 496 equipas, para reforçar as operações de apoio na área da saúde pública e aumentar a resposta à pandemia COVID-19.

Estas equipas, criadas na sequência de um despacho da Secretária de Estado da Administração Interna, intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afectação permanente de uma ambulância de socorro e respectiva tripulação a tempo inteiro.

O Decreto que regulamentou o Estado de Emergência, datado de 14 de Janeiro, veio determinar também a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua actuação à assistência às operações do plano de vacinação contra a COVID-19.

As equipas especializadas criadas para apoiar os corpos de bombeiros de Norte a Sul do País estão distribuídas do seguinte modo: Região Norte – 135, Região Centro – 169, Região de Lisboa e Vale do Tejo – 108, Alentejo – 63 e Algarve – 21.

A medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), de um valor diário de 85 euros por cada veículo, suportado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, o que corresponde a um valor mensal de cerca de 1,3 milhões de euros.

O Ministério da Administração Interna reforça assim, através da criação destas equipas especializadas, a resposta operacional dos corpos de bombeiros perante o agravamento da situação epidemiológica e fortalece a capacidade financeira das AHBV.

SINTRA APROVA NOVO APOIO 

Entretanto, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a concessão de um novo apoio extraordinário às nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do município, no valor de 135 mil euros, que será distribuído de forma parcelar.

A decisão tem como objectivo garantir o apoio ao pleno funcionamento das Associações de Bombeiros, bem como à prestação de socorro, ao combate a incêndios e aos serviços prestados à comunidade dotando-as de recursos que se mostrem suficientes para o desempenho das suas funções.

As Associações de Bombeiros têm garantido o transporte de doentes suspeitos de COVID-19, provocando uma redução significativa do transporte de doentes não urgentes, o que as deixa perante uma debilidade financeira que coloca em risco o seu normal funcionamento.

CASCAIS APOIA TESTAGEM

Para garantir a segurança e a operacionalidade daqueles que combatem a pandemia na linha da frente, a Câmara Municipal de Cascais decidiu apoiar a testagem à COVID-19 de todos os bombeiros das cinco corporações do concelho, que passarão a ser testados de 15 em 15 dias.

A autarquia cascalense decidiu também entregar 10 macas estruturais (maca e carrinho de transporte) e 25 macas de emergência (com porta stock) para reforçar os meios postos à disposição das corporações de bombeiros locais. 

OEIRAS DISTRIBUI REFEIÇÕES 

A Câmara Municipal de Oeiras assegura o fornecimento diário de refeições a profissionais mobilizados para funções essenciais, nomeadamente Associações de Bombeiros. A distribuição é feita nas Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e Sebastião e Silva.

As refeições, fornecidas em formato unidose de takeaway, destinam-se a mais de 800 profissionais das áreas da Saúde, Socorro e Segurança que prestam serviço no concelho, e são compostas por sopa, prato de carne ou peixe e fruta de época.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.