Câmara de Sintra homenageia Gonçalo Ribeiro Telles

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou a atribuição do nome de Gonçalo Ribeiro Telles, falecido em Novembro de 2020, ao jardim que une a Avenida Afonso da Costa e a Rua Ribeiro Sanches, na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Arquitecto paisagista, ambientalista e político, Gonçalo Ribeiro Telles está ligado ao projecto de arquitectura do Bairro de Mira-Sintra e à criação da Área de Paisagem Protegida Sintra-Cascais, que veio a dar origem ao Parque Natural Sintra-Cascais.

“Gonçalo Ribeiro Telles deixa-nos uma visão para o futuro, a visão de um homem e do arquitecto que lançou a protecção legal aos parques naturais, implementou o conceito dos jardins urbanos e foi um defensor da conciliação entre o espaço rural e o citadino”, assinalou o Presidente da CMS, Basílio Horta.

Enquanto ambientalista, o homenageado contribuiu para importantes actos legislativos, como a Lei de Bases do Ambiente ou a Lei do Impacto Ambiental. Um dos grandes projectos da sua carreira foi o desenho dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em co-autoria com António Viana Barreto. 

São igualmente da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles os projectos do espaço público do Bairro das Estacas, os jardins da Capela de São Jerónimo, a cobertura vegetal da colina do Castelo de São Jorge e o Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa.

Licenciado em Engenharia Agrónoma, Gonçalo Ribeiro Telles terminou o Curso Livre de Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Foi também professor catedrático convidado na Universidade de Évora, onde criou as licenciaturas em Arquitectura Paisagista e Engenharia Biofísica.

Em 2013, recebeu o prémio Sir Geoffrey Jellicoe, uma importante distinção internacional considerada o Nobel da Arquitectura Paisagista. 

De destacar na sua carreira política o facto de ter sido um dos fundadores do Partido Popular Monárquico, tendo também desempenhado o cargo de Ministro de Estado e da Qualidade de Vida do VIII Governo Constitucional, liderado por Francisco Pinto Balsemão, entre 1981 e 1983.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.