Inaugurada unidade de urgência dedicada a doentes COVID-19

A ministra da Saúde, Marta Temido, e os presidentes das Câmaras Municipais de Sintra, Basílio Horta, e da Amadora, Carla Tavares, inauguraram segunda-feira (14 Dezembro) uma nova unidade de urgência dedicada a doentes e pessoas suspeitas de terem contraído COVID-19 instalada no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), antigo Hospital Amadora-Sintra.

A criação da nova unidade de urgência hospitalar, com uma área de 750 metros quadrados, implicou um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, integralmente assegurado pelos municípios de Sintra e Amadora. Por sua vez, o HFF assegurou o investimento necessário para dotar o novo serviço do equipamento necessário para o seu funcionamento, num montante de 500 mil euros.

Esta nova unidade é uma extensão do Serviço de Urgência Geral do HFF e vem aumentar de forma significativa a capacidade de resposta do Hospital junto da população dos concelhos da Amadora e de Sintra no combate à pandemia COVID-19, numa fase em que os casos de contágio têm vindo a aumentar em todo o Mundo.

Este investimento estruturante em contexto de aceleração da pandemia nos concelhos servidos pelo HFF permite criar dois circuitos separados, com reorganização dos espaços e dos recursos humanos afectos ao ambulatório do serviço de urgência, através da criação de duas áreas ambulatórias em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infecção, e outra área para doentes COVID-19).

A nova unidade da urgência disponibiliza, em ambulatório, uma sala de reanimação, uma sala de triagem, uma sala de espera, dez boxes para observação e monitorização de doentes, seis gabinetes de observação médica e uma sala de RX. Cumulativamente, a nova unidade disponibiliza 16 boxes para internamento de pacientes e dois quartos de isolamento.

O protocolo que permitiu a construção desta nova unidade de urgência dedicada a doentes e pessoas suspeitas de terem contraído COVID-19 foi assinado no final de Outubro passado, sendo que servirá mais de meio milhão de utentes dos municípios da Amadora e Sintra.

“GESTO DE SOLIDARIEDADE”

“Estas novas instalações são um símbolo muito importante para nós, pois são um gesto de solidariedade. Em momentos tão difíceis como aquele que estamos a passar, a solidariedade é a nossa palavra-chave e o alicerce da nossa acção”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Durante a cerimónia de inauguração da nova unidade de urgência, o autarca realçou o trabalho complementar que tem vindo a ser realizado entre as autarquias e o Governo, assinalando que isso “tem permitido encontrar os meios para responder às necessidades na área da Saúde, a qual”, destaca, “é uma área prioritária para a autarquia de Sintra”.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, destacou “a capacidade extraordinária” que o Governo e as autarquias têm desenvolvido para trabalhar em conjunto, sublinhando que essa é “uma das lições que ficará e que jamais poderá ser apagada desta gestão da pandemia”.

Outro aspecto destacado por Marta Temido foi “a resiliência do Serviço Nacional de Saúde adaptando-se, recuperando e encontrando respostas específicas para os doentes COVID e não-COVID”. Nas palavras da ministra, essa resiliência é também materializada com as instalações agora inauguradas, “que vêm permitir das respostas específicas à pandemia ao mesmo tempo que asseguram resposta à sua actividade programada”.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.