Sporting Clube de Lourel comemora centenário

O Sporting Clube de Lourel (SCL), carinhosamente alcunhado de ‘Leões da Serra’, assinalou no passado dia 11 de Outubro o seu primeiro centenário, uma data marcante na história de qualquer colectividade, que não está ao alcance de todas. Apesar das restrições impostas pela crise sanitária que enfrentamos, o clube não quis deixar de comemorar a data, ainda que de forma muito condicionada pelas recomendações emanadas da Direcção-Geral da Saúde (DGS) devido à pandemia COVID-19. 

Mesmo assim, e sempre com os devidos cuidados, a festa do centenário teve direito a bolo de aniversário e a um beberete no salão de festas do SCL, colectividade fortemente ligada ao Futebol (mas não só – ver caixa), que costuma realizar os seus jogos em casa no Complexo Desportivo Sargento Arménio, localizado na Freguesia de Santa Maria e São Miguel, agora denominada União de Freguesias de Sintra (UFS). À frente dos destinos do clube, está o Presidente Fernando Rocha da Silva, desde 2015.

O programa da festa do centenário contou com as presenças do Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Sintra, João Gonçalves, em representação do Vice-Presidente da autarquia, Rui Pereira, e dos presidentes da UFS, Fernando Pereira, e da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo. Do lado do clube, além do Presidente da Direcção, estiveram também presentes na cerimónia o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bernardino Simão, e o sócio ‘número um’ do clube, Domingos Antunes, entre outros elementos dos órgãos sociais, patrocinadores e sócios.

Foto: Paulo Rodrigues

No âmbito do programa do centenário, foi descerrada uma placa comemorativa à entrada do Complexo Desportivo Sargento Arménio em “homenagem aos fundadores e a todos os sócios, dirigentes e atletas que ao longo destes 100 anos, com amor e dedicação, honraram e dignificaram o clube”, nos planos desportivo, cultural e recreativo. Foram também organizadas uma visita à sala de troféus da instituição e uma romagem ao Cemitério de São Marçal para colocar uma coroa de flores em recordação dos sócios já falecidos, entre outras cerimónias.

“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, conseguimos realizar alguns eventos. Começámos com a cerimónia do hastear das Bandeiras na nossa Sede e no nosso Parque Desportivo”, assinala o Presidente do SCL, precisando que foi também organizada uma deslocação ao Cemitério do Alto de Chão Frio para “inaugurar um obelisco em homenagem aos que já nos deixaram e mandámos rezar uma Missa na Igreja de Lourel”. No plano desportivo, foi realizado no campo do clube um jogo de Futebol a contar para o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AFL.

CERIMÓNIA CONDICIONADA PELA PANDEMIA

“Foi a cerimónia possível”, assinala o Presidente da colectividade, referindo-se ao contexto pandémico que atravessamos, realçando que todos gostariam que a data fosse comemorada de forma mais significativa e com mais actividades e presença de sócios, mas que isso não foi possível atendendo à realidade que vivemos em todo o Mundo e que impõe a necessidade de mantermos o máximo cuidado para minimizar os efeitos de contágio por COVID-19.

“Neste ano do Centenário ficaram por realizar, talvez, os principais eventos. Durante uma Gala no Centro Cultural Olga Cadaval, seriam entregues medalhas aos sócios que já atingiram 25, 50 e 75 anos de associados. Estava também prevista a apresentação de um vídeo e de um livro com a História do Clube e com os factos mais significativos para o conhecimento das novas gerações, que poderão assim envolver-se melhor com o passado glorioso do Clube. Finda a pandemia, pretendemos concluir estes eventos”, revela o Presidente do SCL.

Foto: Paulo Rodrigues

À pergunta ‘O que representa para si ser presidente de um clube já centenário, com uma História de tantos anos?’, Fernando Rocha da Silva responde sem hesitações: “Tem sido uma Honra, uma Gratidão e uma Responsabilidade, que eu e a minha Direcção, além dos outros Órgãos Sociais, sentimos ao atingirmos a data histórica dos 100 anos da fundação do nosso Clube de coração. É dos momentos mais emotivos e felizes que tive enquanto Presidente da Direcção, cargo que venho ocupando desde 12 de Junho de 2015. Sinto-me feliz pelos resultados alcançados e pelo carinho e amizade que vejo ser dado ao Sporting Clube de Lourel.”

“TEM SIDO COMPLICADO GERIR O CLUBE”

Fernando Rocha da Silva confessa que não tem sido fácil gerir o clube no actual contexto de pandemia. “Tem sido complicado, atendendo à falta da prática desportiva competitiva, que nos retirou uma boa parte dos proveitos que tínhamos orçamentados, sendo que os custos foram quase os mesmos.  Continuamos a controlar as despesas e as receitas de modo a que o SCL continue a ser um Clube seguro e sustentável, que possa proporcionar uma maior visibilidade, projecção e modernidade, sem dívidas e com crédito social. Tivemos um apoio da Autarquia destinado a assegurar a continuidade da actividade desportiva e garantir a reabertura em segurança, mas nunca é suficiente”, admite.

No início de 2020, a colectividade sintrense contava com 350 sócios. “No plano desportivo, temos 300/350 atletas, dos quais estão inscritos na AFL cerca de 260, distribuídos por 13 equipas de Futebol de competição, e contamos com 60/90 jovens na Escola de Futebol”, refere o Presidente em funções, que não esconde um sonho que gostaria de concretizar à frente do Clube: “Desejava que atingíssemos o escalão nacional no Futebol, em diversos escalões.” 

Foto: Paulo Rodrigues

No que diz respeito ao futuro, Fernando da Rocha Silva deseja ainda que o SCL “continue a ser um Clube de referência na Freguesia e no Concelho, com estatuto de Utilidade Pública, reflectindo sobre o clima de profunda crise e apreensão perante o futuro imediato, mas tendo a forte esperança de minorar as dificuldades vividas com a compreensão e colaboração dos sócios e das entidades envolvidas no desenvolvimento desportivo e também na vida cultural e social.” Para isso, assegura o Presidente, “continuaremos com uma gestão eficiente e possível de modo a poder cumprir sempre os nossos compromissos.” 

Em termos de instalações, “a direcção do clube pretende, a curto prazo, alterar a iluminação do campo de futebol principal e dos arruamentos para a tecnologia led, e substituir as chapas de fibrocimento/amianto, que ainda estão a servir de cobertura superior em algumas das instalações, por placas tipo ‘sanduiche’. Ambicionamos ainda instalar painéis solares para aquecimento de água e fornecimento de energia eléctrica. Paralelamente, queremos manter o nível da nossa actividade cultural, recreativa e social, que é uma das maiores sinergias que possuímos”, afiança.

RECANDIDATURA É HIPÓTESE EM ABERTO

Os presidentes do SCL cumprem mandatos de um ano. Assim, Fernando Rocha da Silva termina a sua presidência em Maio de 2021. Questionado sobre a possibilidade de voltar a recandidatar-se à Presidência do Clube, responde: “Como nestes últimos seis anos, se for esse o desejo dos sócios, se a saúde o permitir e se continuar a poder contar com os elementos que têm constituído as minhas Direcções, julgo que terei condições para me recandidatar.” Para acrescentar de seguida: “Hoje em dia, não é fácil encontrar pessoas disponíveis para integrarem os órgãos sociais destes clubes de menor dimensão, com disponibilidade de tempo e capacidade para fazer sacrifícios.”

Foto: Paulo Rodrigues

NOTORIEDADE COM FUTEBOL E ATLETISMO

O Futebol tem dado mais nas vistas no historial do Sporting Clube de Lourel (SCL), mas existe mais vida para além deste Desporto na colectividade sintrense, onde são desenvolvidas outras actividades. Nas palavras do seu Presidente, “o Clube já foi muito eclético, praticando-se várias modalidades, nomeadamente Voleibol, Aeromodelismo, Pesca, Balé, Ginástica, Karaté, Ping-Pong, etc.), mas atingiu notoriedade no Futebol e em provas de Atletismo.”

Actualmente, o SCL mantém a prática do Futebol, Karaté Shotokan e Dança. “Até à chegada da pandemia eram os ‘Bailes do Lourel’ que traziam muitas pessoas do nosso concelho e dos limítrofes, para confraternizar”, assinala Fernando Rocha da Silva, recordando que “no Desporto, mais importante que a competição é a solidariedade, mais importante que o prestígio individual é a cultura da Justiça e da Liberdade, mas mais importante que as vitórias, os empates e as derrotas é a Saúde dos atletas.” 

FEITOS DESPORTIVOS NO FUTEBOL SÉNIOR

No palmarés futebolístico do Sporting Clube de Lourel há a destacar, no escalão de Seniores, a época de 1965/1966, quando o clube assegurou o título de campeão na 3.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa (AFL). Na época de 1997/1998 a equipa sénior subiu à 1.ª Divisão Distrital de Honra e na época de 1999/2000 ascendeu, pela primeira vez, à 3.ª Divisão Nacional. Na época de 2005/2006 sagrou-se campeão da 1.ª Divisão Distrital, feito que valeu ao clube subir, pela segunda vez, à 3.ª Divisão Nacional. Posteriormente, foi também finalista da Taça da AFL.

Foto: Paulo Rodrigues

INAUGURAÇÃO DE CAMPO RELVADO SINTÉTICO

Em Maio de 2017, o Sporting Clube de Lourel beneficiou de um programa de desenvolvimento desportivo promovido pela Câmara Municipal de Sintra (CMS) junto de vários clubes do concelho para colocação e substituição de relvados sintéticos. A cerimónia de inauguração do novo piso sintético do campo de jogos do clube sintrense contou com a presença do Presidente da Autarquia, Basílio Horta.

O investimento realizado nos vários campos de jogos intervencionados, superior a 1,2 milhões de euros, foi justificado pela CMS com o contributo dos clubes junto da comunidade ao disponibilizarem os respectivos equipamentos desportivos para utilização das escolas do Ensino Básico e clubes com sede no concelho, além da promoção do desporto entre as camadas mais jovens.

Autor: Luís Curado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.