Procuram-se projectos inovadores para desenvolvimento local

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) quer incentivar a criatividade e a participação dos jovens na apresentação de soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município. Com este propósito, a autarquia desafia alunos do Ensino Superior a apresentarem candidaturas com projectos inovadores que contribuam para “a criação de um território mais inteligente e sustentável”. 

O principal objectivo do Programa de Cooperação Técnica e Científica (PCTC) promovido entre a CMO e as Instituições de Ensino Superior é estimular os alunos a desenvolverem trabalhos de investigação que potenciem a programação e actuação do Município em várias áreas, contribuindo para encontrar soluções que permitam o apoio à decisão em benefício dos cidadãos, instituições e empresas.

Os jovens interessados em candidatar-se a este programa devem apresentar projectos inovadores em termos metodológicos e/ou tecnológicos, que contribuam para a criação de um território inteligente e sustentável dentro da área geográfica do concelho de Oeiras.

Os projectos apresentados na edição 2020/2021 devem dar resposta a problemáticas de uma das cinco temáticas propostas: Adaptação às Alterações Climáticas; Ambiente Construído, Prática de Actividade Física e Oferta Desportiva Qualificada; A Utilização dos Dados Lidar/Laser Scan – Que desafios?; Eficiência Energética na Iluminação Pública; e Gestão de Resíduos Urbanos.

As candidaturas podem ser concretizadas online entre 21 de Outubro e 30 de Novembro deste ano, em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/Os dois melhores projectos apresentados serão premiados com a atribuição de uma bolsa no valor de cinco mil euros cada, promovendo-se, desta forma, o seu desenvolvimento ao longo de 2021.

O PCTC insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, que tem como objectivo a constituição e projecção de Oeiras como Centro Internacional de Ciência e Inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas: Educação e Sociedade; Inovação; e Internacionalização.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.