Sintra adere ao Dia Internacional de Limpeza Costeira

O Município de Sintra assinala, no próximo dia 26 de Setembro, o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com a realização de uma acção ambiental na Ribeira da Cabrela com o objectivo de sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho e ameaça que constitui para a sustentabilidade dos oceanos, bem como para a necessidade de preservar os recursos hídricos.

Associando-se a um movimento activo de Norte a Sul do País, que promove as boas práticas ambientais e alerta para as consequências nefastas que a deposição irresponsável de lixos tem na poluição terrestre e aquática, a autarquia sintrense convida a população a participar na operação de limpeza que vai decorrer nas margens da Ribeira da Cabrela, no lugar de Vale da Cabrela.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira tem como objectivo incentivar o combate à poluição dos oceanos, através de acções que promovam a remoção de lixos em areais e cursos de água que têm como destino final o mar. 

Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Fundação Oceano Azul, que anualmente, no mês de Setembro, mobiliza a sociedade e os organismos decisores do nosso País para participarem neste movimento organizado à escala mundial em prol da conservação e protecção das áreas marinhas e da sustentabilidade dos oceanos.

O Vale da Cabrela é um local privilegiado que reúne uma significativa diversidade de elementos naturais, culturais e históricos. Outrora um espaço de pastoreio, ao longo dos tempos o vale foi dando lugar a uma área onde a paisagem é propícia ao desenvolvimento da flora nativa, importante para a fixação da fauna e dos ecossistemas.

A iniciativa agendada para o próximo dia 26 de Setembro conta também com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, que vão proceder à recolha de amostras de água para análise nos seus laboratórios.

A participação no Dia Internacional de Limpeza Costeira e no World Cleanup Day é gratuita mas requer uma inscrição prévia obrigatória para efeitos de seguro, sendo que tem um limite de 10 participantes.

A organização da iniciativa disponibilizará o material necessário à participação na acção, que respeitará as recomendações da Direcção-geral de Saúde para a prevenção de contágio por COVID-19.

O ponto de encontro será junto à ponte sobre a Ribeira da Cabrela, na Rua dos Casais (GPS 38.857727, -9.350576), pelas 09h30. Pode fazer a inscrição aqui: AQUI

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.