Pescadores de Cascais agradecem a Nª Sra dos Navegantes

Habitualmente integrada nas Festas do Mar realizadas em Cascais, a tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes decorreu este ano num contexto diferente devido à situação de pandemia que se vive actualmente em todo o Mundo. Mesmo com todas as restrições impostas pela COVID-19, os homens do mar não quiseram deixar de cumprir a tradição e agradecer à sua santa padroeira as graças recebidas, nomeadamente não terem registado, até ao momento, qualquer caso da doença nos barcos de pesca que operam na região de Cascais.

“Apesar de este ano não se realizarem as Festas do Mar, não quisemos deixar de fazer a Procissão dos Pescadores em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, para agradecer o ano que atravessamos e também o ano vindouro”, explicou o vice-presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, António Ramos, a quem cabe a organização do evento desde há mais de duas décadas. Este ano, teve o esforço acrescido de lutar contra as dificuldades trazidas pela pandemia que todos enfrentamos, mas a luta, diz, “valeu bem a pena”.

“Não foi possível realizar a procissão em terra. Este ano, só pudemos fazer a procissão no mar. Foi pedido um parecer à Direcção-Geral de Saúde (DGS) pela Capitania do Porto de Cascais, sendo que aquele organismo acabou por dar uma resposta positiva ao nosso pedido. Responderam que podíamos fazer a procissão com as devidas cautelas. Normalmente, os barcos levavam muita gente a bordo, mas este ano isso não pôde acontecer. Desta vez, os barcos só puderam levar as tripulações e alguns familiares”, assinalou António Ramos.

Contando com a participação de várias individualidades locais, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o novo capitão do Porto de Cascais, capitão-de-fragata Gomes Agostinho, e o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais/Estoril, Pedro Morais Soares, a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes realizou-se no passado domingo (30 Agosto), com saída da Praia da Ribeira, na Baía de Cascais, conduzida pelo Padre Nuno Coelho, da Paróquia de Cascais.

MANIFESTAÇÃO DE FÉ E DEVOÇÃO

“A Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes é um momento que celebra a identidade e a História de uma terra ligada ao mar, com os olhos e o coração postos no céu”, assinalou Nuno Coelho, que é padre em Cascais há 12 anos, relativamente a este evento marcante, que foi classificado, em 2015, como Património Cultural Imaterial de Cascais de Interesse Municipal, com a justificação de que “é uma manifestação de cultura popular tradicional que dignifica a memória colectiva e enaltece a especificidade da identidade local”. Uma manifestação de fé, que expressa bem a devoção das gentes do mar.

De acordo com dados avançados pelo vice-presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, a procissão realizada no passado domingo contou com a participação de dezenas de embarcações, sendo que pelo menos 16 foram barcos de pesca. Participaram também embarcações do Clube Naval e da Marina de Cascais. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi transportada pelo barco de pesca ‘São Bartolomeu do Mar’ e as embarcações apresentaram-se, como é hábito, enfeitadas de propósito para participarem no evento.

“A procissão saiu em cortejo da Baía e seguiu até perto do Farol da Guia, onde os barcos se reuniram em redondo, para o Padre Nuno Coelho poder rezar e benzer as embarcações. Nessa altura, foi lançada ao mar uma coroa de flores com materiais biodegradáveis em honra dos pescadores já falecidos”, relatou António Ramos, recordando que, numa situação de normalidade, sem as limitações impostas pela pandemia, a missa e a bênção ocorreriam em terra, normalmente num palco montado na Praia da Ribeira. 

“Este ano, a pandemia obrigou a mudanças na organização da procissão, teve de ser diferente. Não houve festas nem divertimento, mas houve a procissão”, realçou o vice-presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, aproveitando para agradecer o apoio dado pela autarquia cascalense ao evento organizado pelos homens do mar. “Aqui, no meio do mar, rezamos pelos nossos, pelos que já partiram e estão à nossa espera,” recordou o Padre Nuno Coelho durante a cerimónia da bênção aos pescadores de Cascais.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.