Clube Atlético de Queluz realiza sonho antigo

Com 87 anos de existência, o Clube Atlético de Queluz (CAQ) apresenta-se como uma referência para a cidade, contando com vários triunfos ao longo da sua história. A sua grande aposta incide sobre a formação disponibilizando modalidades como o Judo, a Ginástica e o Basquetebol. Recentemente, graças ao apoio de diversas entidades, o clube viu o seu antigo ringue ser recuperado o que permite conferir mais qualidade aos treinos das diversas disciplinas.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Quais as modalidades praticadas no clube e com quantos atletas contam?

João Machado (JM)– O Clube Atlético de Queluz foi fundado em 5 de Junho de 1933, pelo que tem actualmente 87 anos, ao longo dos quais passou por momentos altos e baixos, como todas as instituições, mas somamos mais pontos altos a destacar, o que a todos muito nos orgulha.

O CAQ é um clube que tem na sua génese a formação. A 9 de Março deste ano, dia em que encerramos as actividades devido à pandemia COVID-19 estavam inscritos cerca de 652 atletas nas várias modalidades. Actualmente, os atletas podem praticar Aikido, Judo, Karate, Kickboxing, Muay Thay, Ginástica, Rope Skipping, Basquetebol, Tiro com Arco e Columbofilia.

Foto: Paulo Rodrigues

CL – Quais os grandes acontecimentos que marcam a história do clube?

JM – A história do Clube Atlético de Queluz está recheada de êxitos, onde se destacam muitos pontos altos em todas as modalidades. Temos ao longo da nossa história vários momentos de excelência. Por exemplo, na Ginástica, sob a direcção do Prof. Sá Fernandes, temos participado em várias competições nacionais e internacionais, com destaque para a participação na Gimnaestrada, em 2011, na Suíça. 

Registamos também momentos altos no tiro com arco com o saudoso Horácio Maurício. Nas modalidades de combate, o destaque vai para o Karaté com participações em campeonatos nacionais e competições internacionais. No Basquetebol, a nível sénior, destacamos as conquistas da Taça de Portugal, Supertaça e Campeonato Nacional. 

Nunca podemos esquecer também os vários títulos alcançados na nossa formação. Em todos os escalões conquistámos Campeonatos Distritais, o último foi no escalão de Sub14, na época 2019/2020, e títulos nacionais, com destaque para o último alcançado em Lisboa no escalão de Sub16, na época 2018/2019. Com a pandemia ainda somos o campeão nacional em título. 

Na modalidade de Columbofilia também temos vários títulos conquistados, quer a nível nacional quer a nível internacional.

CL – Actualmente, encontram-se a recuperar o antigo ringue. Quando contam ter a obra terminada e quando será a sua inauguração?

JM– Ao dia de hoje a obra está terminada. Foi um sonho concretizado e que há muito estava na cabeça de todos os que amam e sentem o CAQ. Era uma das promessas feitas pela actual direcção e que também foi cumprida. Além de recuperarmos um espaço mítico que muita recordação traz à memória dos mais antigos, a partir de agora contamos com mais um espaço nobre que vem dar mais qualidade ao treino da nossa formação em todas as modalidades.

Foto: Paulo Rodrigues

CL – Quais as modalidades que mais poderão usufruir do ringue?

JM– O espaço está aberto a todas as modalidades praticadas no clube sendo que será o Basquetebol que vai usufruir de mais horas de ocupação.

CL – Com que apoios contaram para a concretização deste projecto?

JM– Contámos com várias empresas locais e fora do concelho que abraçaram e apoiaram a ideia, além dos apoios normais da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Queluz e Belas. A grande fatia do investimento foi com as finanças do

Clube. Contámos também com o apoio de muitos amigos que, de uma forma ou de outra, deram a sua contribuição. Aproveito para agradecer a todos a preciosa ajuda que nos deram. É nos momentos de crise que temos de investir, projectar e reforçar o futuro com passos seguros e sólidos. 

CL – Já há equipas a treinar? Quais as normas adoptadas nos treinos de forma a garantir que se cumprem todas as medidas de segurança?

JM– Como é do conhecimento geral, a freguesia de Queluz fazia parte das 19 freguesias definidas pelo Governo como estando em estado de calamidade, pelo que não nos era permitido utilizar as instalações. Vamos dentro da disponibilidade dos atletas e técnicos iniciar gradualmente os treinos de acordo com as normas definidas pela Direcção-Geral da Saúde.

Foto: Paulo Rodrigues

CL – Quando se iniciam as competições e quais são as expectativas para a próxima época?

JM– Ainda não há uma data para o arranque das competições. A única competição com data já definida, 26 Setembro, é a prova de acesso à Proliga, segunda competição mais importante das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol, e na qual o Clube Atlético de Queluz vai participar com a sua equipa sénior. É um objectivo pelo qual lutamos há três anos e que é de extrema importância para o nosso futuro, por forma a consolidar o projecto iniciado por esta direcção há três anos.

Autor: Raquel Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.