Município de Oeiras promove Ciência e Tecnologia

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) aprovou a atribuição de um apoio financeiro global superior a 300 mil euros destinado ao Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e Instituto Superior Técnico (IST). 

A decisão foi tomada no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025 e tem por objectivo cobrir as despesas inerentes à concretização do Plano de Actividades para 2020. O IGC vai receber 232.411,00 euros, o ITQB-NOVA 46.062,00 euros e o IST 24.445,00 euros, o que totaliza um apoio global de 302.918,00 euros.

O Município de Oeiras pretende afirma-se como Capital Nacional da Ciência e Inovação, pelo que foi definida e apresentada uma agenda estratégica concertada entre parceiros do ecossistema científico e tecnológico do território do concelho, para a qual foi definido um investimento global de quase 865 mil euros.

No âmbito desta estratégia, têm vindo a ser estabelecidas parcerias com instituições de ensino, investigação e desenvolvimento sediadas no concelho, sendo que o município pretende disponibilizar 1% do orçamento municipal para a criação de um ecossistema único para a inovação, criatividade e tecnologia em Portugal.

Esta aposta do município oeirense visa mobilizar e envolver a sociedade, as universidades, os institutos de investigação e as empresas no objectivo comum de consolidar a Ciência e Tecnologia como parte da identidade de Oeiras, afirmando a marca Oeiras Valley.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.