Equipa Marista de Carcavelos na final da JA Europe Company of the Year

Portugal esteve representado por uma equipa do Colégio Marista de Carcavelos na 31.ª final da Junior Achievement (JA) Europe Company of the Year Competition, um concurso internacional que visa estimular o empreendedorismo entre os jovens estudantes, que decorreu entre os dias 22 e 24 de Julho. 

Formada por cinco alunas de Economia do 12.º ano (Beatriz Leite, Carolina Corga, Maria Coelho, Mariana Lopes e Maria Sousa), orientadas pela professora da disciplina Glória Reino, a equipa portuguesa apresentou um projecto intitulado ‘Eco Bags’ baseado em sacos biodegradáveis destinados a recolher os dejectos dos cães.

A final da competição, que coube a Portugal organizar este ano, contou com a participação de 40 equipas provenientes de 39 países, num total de 179 alunos do ensino secundário com idades entre os 15 e os 17 anos, aos quais foi apresentado o desafio de criarem uma miniempresa de sucesso ou inventarem um produto inovador.

O primeiro lugar da JA Europe Company of the Year Competition, evento que registou este ano a participação de mais de seis mil alunos, foi conquistado por uma equipa da Dinamarca (Bubbles), seguida na segunda posição por uma formação de Israel (Sigma), enquanto o terceiro posto foi assegurado por um grupo de alunos da Turquia (Tensopathy).

Esta mesma equipa turca recebeu igualmente o Prémio de Inovação Social da Fundação Ageas Agir com Coração, sendo que a aquipa israelita ganhou também oPrémio SONAE de Enterpreneurship, enquanto uma formação da Eslováquia (REN) levou para casa o Prémio de Enterpreneurship Verde da Innovation at EDP.

Foram ainda entregues prémios atribuídos com base numa escolha realizada entre o público que assistiu ao evento, através de uma votação que decorreu na Internet, cujos vencedores foram os representantes da Bulgária (Kaliopa), no primeiro lugar, Israel (Sigma), na segunda posição, e Sérvia (Sixth Sense), no terceiro posto do pódio.

Participaram no evento, apresentado por Catarina Furtado e transmitido em directo por ‘streaming’ no Youtube, Facebook e no site da organização, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o CEO da JA Europe, Salvatore Nigro, entre outras individualidades. 

Fundada em 1919 nos EUA, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização educativa mundial, sem fins lucrativos, dedicada à formação de jovens em empreendedorismo com o objectivo de os preparar para uma economia global. A JA está presente em 121 países, entre os quais Portugal, e os seus programas abrangem anualmente mais de 10 milhões de jovens.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.