Oeiras inaugura conjuntos escultóricos na Cidade do Futebol

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) inaugurou na passada sexta-feira (10 Julho) dois conjuntos escultóricos da autoria de Júlio Quaresma alusivos à temática do Desporto e do Futebol, que passaram a ornamentar duas rotundas localizadas junto à Cidade do Futebol, em Caxias. 

​​A cerimónia de inauguração das duas obras contou com as presenças do Presidente do Município, Isaltino Morais, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, do autor das esculturas e do vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho.

A data escolhida é de boa memória para os portugueses, que viram a sua Selecção Nacional de Futebol vencer em 2016, no Stade de France em Saint-Denis, a final do Campeonato Europeu de Futebol frente à selecção francesa, por 1-0, com um golo de Éder já na segunda parte do prolongamento.

Foto CMO

A data de 10 de Julho serviu também para assinalar a reeleição de Fernando Gomes à frente da FPF, que Isaltino Morais encara como “um parceiro fundamental na simbiose entre o Município e o Futebol”. O autarca destacou que as duas obras inauguradas “são uma homenagem pelo esforço, trabalho e dedicação do Futebol”.

Também o presidente da FPF sublinhou a importância da data, que assinalou o 4.º aniversário do maior feito do futebol português: “Houve grande felicidade na escolha da data para esta cerimónia, pois Portugal festeja hoje quatro anos sobre a conquista do primeiro título europeu, o dia mais feliz da sua história de 106 anos”.

“A belíssima obra do mestre Júlio Quaresma, evocativa do carácter histórico e cosmopolita do Futebol, é o melhor dos presentes”, afirmou Fernando Gomes, sublinhando que as obras inauguradas “são dois monumentos felizes” e “exemplos da relação de proximidade entre Oeiras e o Futebol”.

Foto CMO

DEMOCRATIZAR A CULTURA 

“Criar um parque escultórico é uma aposta acertada de Oeiras, que assim consegue democratizar a Cultura e criar no Município uma oferta turística diferenciada”, destacou por sua vez o escultor Júlio Quaresma, responsável pela criação dos dois conjuntos escultóricos: ‘Porta para a Glória’ e ‘O Mundo do Futebol’.

“Estes monumentos reflectem o passado e uma visão de futuro, evocando a História, a globalização do Futebol e o seu impacto enquanto elemento agregador de pessoas e de Humanidade, sem esquecer a importância dos materiais, a cor e a luz, numa dinâmica de alegria e sedução”, realçou o artista luso-angolano.

Na rotunda Norte da Cidade do Futebol, o monumento escultórico ‘Porta para a Glória’ recorda-nos a imagem de um jogador de Futebol no momento em que prepara o remate à baliza num contexto de rampa/movimento/ascensão e de uma arena/bancada/anfiteatro.

Foto: Paulo Pimenta

Por sua vez, na rotunda Sul, o conjunto escultórico ‘O Mundo do Futebol’ referencia a história e percurso ao longo dos tempos do jogo de Futebol e da importância e universalidade do Desporto, projectando-se os postes verticais de balizas e um elemento esférico, a bola de Futebol/Globo Terreste. 

VALORIZAR COM ARTE

Durante a sua intervenção, Isaltino Morais destacou: “Se por um lado, a criação destas duas rotundas junto à Cidade do Futebol visou a segurança, nomeadamente na regularização do trânsito automóvel, por outro elas assumem um contributo na qualificação urbanística, valorizando com Arte os espaços públicos do concelho”.

Oeiras tem vindo a apostar na instalação de património artístico no espaço público, estando representados no território alguns dos maiores vultos contemporâneos no campo das Artes e da Escultura. É o caso do Parque dos Poetas, onde estão representados 40 dos maiores escultores contemporâneos. 

Foto CMO

“Queremos ser uma Capital da Cultura e estes monumentos não se encerram na sua dimensão ligada ao Futebol, dão também consistência à candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027”, recordou o autarca, referindo que “em cada localidade, em cada espaço do território, estamos a reabilitar e a expandir os espaços com Arte”.

Durante a sua intervenção, Isaltino Morais fez ainda saber que as obras de três outros artistas, João Duarte, José Lelo e Moisés Paulo, que participaram também no concurso para a instalação dos dois conjuntos escultóricos inaugurados junto à Cidade do Futebol, vão ser colocadas em outros espaços públicos do concelho de Oeiras.

Foto CMO

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.