Associação de Oeiras apela à solidariedade

A crise sanitária que se vive actualmente está a conduzir muitas famílias a situações de extrema carência económica. No concelho de Oeiras, a associação de solidariedade social Solfraterno não baixou os braços e faz frente a uma acentuada subida no número de pedidos de auxílio.

“Temos recebido pedidos de famílias em que ambos os pais se encontram em situação de desemprego, famílias monoparentais em que a pessoa está de baixa sem ainda ter recebido qualquer apoio por parte da segurança social… é uma altura muito crítica”, explica Tia Céu, presidente da associação.

Estes pedidos de apoio chegam à Solfraterno não só através das técnicas de acção social das Juntas de Freguesia do concelho de Oeiras, mas também por muitas outras vias como a página de Facebook da associação. Por norma, a Solfraterno entrega por mês 90 cabazes com bens alimentares a famílias carenciadas. Neste momento encontra-se a distribuir 150. De forma a conseguir responder aos inúmeros pedidos de ajuda que lhe têm solicitado, a Solfraterno tem contado com o apoio de várias empresas e institui- ções.

“O Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, enviou-nos um carrinha cheia de alimentos. O Continente também nos fez chegar bens alimentares que distribuímos por associações como a Casa da Fonte, a Ajuda de Mãe, o Centro Paroquial da Na Sra das Dores em Caxias, o Centro Paroquial de Oeiras e S. Julião da Barra e pelas famílias do Bairro dos Navegadores, do Bairro da Outurela e do Bairro deCaxias. Temos ainda contado como apoio da Remax de São Marcos, dos Hotéis de Portugal, do Hotel Sana Metropolitan, da associação Tace e da Print Effect”, enuncia a presidente.

Foto: Paulo Rodrigues

A Câmara Municipal de Oeiras deu também o seu contributo com o envio de máscaras, luvas e vales de refeição para os voluntários da Solfraterno. A autarquia vai ainda disponibilizar uma verba para a compra de alimentos para as 90 famílias que a associação costuma apoiar no concelho de Oeiras. Mas a onda de solidariedade não se manifesta apenas com a entrega de alimentos.

A Solfraterno conta com o apoio de 22 voluntários dos quais alguns elementos do Directivo do Sporting de Monte Abraão e outros dos escuteiros de Caxias, com quem já conta há muitos anos. De Carcavelos chega ainda a ajuda do Sr. Tiago que enviou para a associação 50 máscaras laváveis. Para além da situação excepcional com que se depara, a associação continua a desenvolver a sua actividade normal com a preparação de enxovais para os bebés que vão nascer e no apoio aos sem-abrigo de Lisboa, para os quais a Câmara Municipal de Lisboa já solicitou roupa para ser distribuída.

A responsável mostra-se com garra e pronta para enfrentar esta luta mas lamenta o facto de muitas instituições de solidariedade social estarem fechadas, num momento em que era crucial o seu apoio às famílias. Pensando num futuro que antevê que seja difícil, Tia Céu fala num projecto que a Solfraterno irá desenvolver com a associação Spread, mas sobre o qual não adianta para já pormenores.

Se quiser apoiar a Solfraterno pode fazê-lo através da entrega de bens na Av. Comendador Nunes Correia no 18, em Carnaxide (junto à Protecção Civil) ou de um donativo monetário para a conta social da associação cujo NIB é o 00070000 0012 6440 9562 3.

Autor: Raquel Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.