Carnaxide vai ter nova Unidade de Saúde

No dia 11 de Novembro decorreu, em Carnaxide, a cerimónia de bênção e lançamento da primeira pedra da nova unidade de Cuidados Continuados Integrados, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos, do Instituto São João de Deus (ISJD). Entre os presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Presidente da União das Juntas de Freguesia de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, o Conselheiro Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, João Augusto Gaspar Louro, e o presidente do ISJD, Vítor Lameiras Monteiro. Juntos, os representantes, descerraram a placa evocativa desta cerimónia, simbolicamente coberta com as bandeiras do município e do Instituto. 

A nova unidade constituir-se-á como uma resposta na área dos serviços de saúde não só do concelho de Oeiras, mas também da região metropolitana de Lisboa, contando com as seguintes valências: Unidade de Convalescença; Centro de Reabilitação Física e Internamento Particular; Unidade de Média Duração e Reabilitação; Internamento em Demências; Unidade de Cuidados Paliativos; Serviço de Reabilitação Física em Ambulatório; e Serviços de Apoio.

Este equipamento terá uma lotação de 126 camas, das quais cerca de metade será disponibilizada para contratualização com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e da Rede Nacional de Cuidados Paliativos. Segundo Vítor Lameiras, a construção deste centro representa “um dos principais investimentos do Instituto nos últimos 20 anos maximizando a sua experiência nas áreas de intervenção que serão desenvolvidas”. O edifício de cinco pisos foi pensado de raiz para esta unidade, compondo uma área de mais de 9000m2 de construção. 

Em declarações ao jornal ‘O Correio da Linha’, o presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, falou sobre a relevância da nova unidade para as freguesias. “A existência deste equipamento de saúde na União de Carnaxide e Queijas é muito importante porque irá proporcionar vários cuidados de saúde que não existem nas proximidades”, evidenciou o autarca, que destacou também a valorização do território e a criação de novos postos de trabalho.

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta-se como principal parceiro do ISJD neste projecto tendo feito, em 2012, a cedência do terreno em direito de superfície. “A construção deste equipamento insere-se naquilo que é a política social do município e na nossa preocupação com os problemas da população idosa”, afirmou Isaltino Morais. O presidente prestou reconhecimento ao Instituto pelo trabalho que tem vindo a desenvolver pelos seniores, deixando em aberto a possibilidade de dar continuidade à parceria entre as duas entidades para que sejam construídas no concelho outras unidades destinadas à faixa etária em questão. 

O autarca aproveitou ainda a ocasião para anunciar que a Câmara realizará mais uma intervenção no sector da saúde, desta feita na área da deficiência, para ampliar as instalações da CERCIOEIRAS, em Barcarena. O investimento de 3,5 milhões de euros será suportado na totalidade pelo município e as obras deverão arrancar já no próximo ano.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.