Freguesia da Mina de Água prepara aniversário

A Junta de Freguesia da Mina de Água, no concelho da Amadora, comemora no próximo dia 26 de Outubro (sábado) o seu sexto aniversário com um conjunto de iniciativas e actividades preparadas propositadamente para assinalar a data.

De acordo com informação avançada pelo presidente da Junta, Joaquim Marques da Rocha, o programa cultural tem início às 15h30 e decorre no auditório da Câmara Municipal da Amadora, sendo que a festa começa com a actuação do Grupo de Danças de Salão SWAY, a que se segue uma Tarde de Fado. 

“Vamos também prestar homenagens a um jovem campeão de judo, da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Carenque, e a Fernando Santos, que esteve muitos anos na Política e que foi meu tesoureiro durante 12 anos e que faleceu há dois anos”, refere o dirigente autárquico.

Joaquim Marques da Rocha revela ainda a intenção de prestar uma pequena homenagem aos quatro agentes da esquadra da PSP do Casal São Brás que salvaram um bebé de sete meses que sofreu uma paragem cardiorrespiratória no passado dia 23 de Setembro.

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

No dia 26 de Outubro, o programa das comemorações termina com um beberete acompanhado com o tradicional bolo de aniversário. Contudo, as comemorações integram mais actividades, nomeadamente uma Exposição de Pintura, que estará patente ao público entre 21 e 25 de Outubro.

Este ‘Encontro de Pintores – Freguesia Mina de Água 2019’ conta com a participação de cerca de 40 artistas, cujas obras de pequeno formato (30x40cm) vão estar expostas na Biblioteca Artur Martinho Simões, no Centro Cultural da Mina (Av. Combatentes da Grande Guerra, 27 A / 2700-208 Amadora).

José Ruy, um dos pintores que vai participar na mostra colectiva, revela que vai apresentar uma tela pintada a óleo acrílico inspirada na distribuição da água da mina feita pelos saloios com muares (animal híbrido de burro e égua ou de cavalo e burra) a transportarem bilhas de água.

MINA INAUGURADA POR MANUEL DE ARRIAGA

“Esta mina foi inaugurada em 1913 pelo Presidente da República da altura, Manuel de Arriaga”, recorda o artista plástico, referindo-se à mina de água que ainda hoje existe na freguesia, a Norte da via-férrea que liga Lisboa a Sintra.

“A mina de água foi concebida por António Cardoso Lopes pai, que conseguiu explorar um veio de água medicinal, que era negociada em Lisboa em garrafões e distribuída porta a porta na Amadora, com bilhas de zinco, com carrinhos ou com muares”, recorda.

“As pessoas recebiam uma bilha, que quando estava vazia trocavam por outra cheia. A mina ainda existe, mas a água foi inquinada devido a prédios que construíram mais acima e que estragaram a água. Mas hoje ainda é um símbolo deste Bairro da Mina, onde também eu moro”, assinala José Ruy.

ASSOCIAÇÕES DE REFORMADOS TAMBÉM FESTEJAM

Ainda englobado no sexto aniversário da Junta de Freguesia da Mina de Água, no dia 19 Outubro, a Associação de Reformados da Mina vai festejar o seu 36.º aniversário com uma tarde especial de baile, que contará com a participação da organista e vocalista Carla Carrapeto.

Finalmente, no dia 20 de Outubro, é também assinalado o 26.º aniversário da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carenque com um desfile, hastear de bandeiras, actuação de concertinas e rancho, tudo seguido de um lanche-convívio.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.