Morreu fundadora do Grupo Coral Infantil de Carcavelos

Maria Odete Morgado, cujo nome ficará para sempre ligado à vida cultural desenvolvida no concelho de Cascais, faleceu esta quarta-feira. Contava 82 anos de idade.

Fundadora do Grupo Coral Infantil de Carcavelos, presidente da Sociedade Musical e Recreativa de Carcavelos e organizadora do Festival da Canção infantil Clave de Prata, esta professora de Música desenvolveu vários cargos ao serviço da Cultura, nomeadamente como encenadora do Teatro Infantil de Carcavelos.

No desempenho da profissão de docente, Maria Odete Morgado sempre defendeu a importância da Educação Musical no crescimento dos jovens, que ensinou ao longo de uma carreira de quase seis décadas.

Com 19 anos, começou a leccionar na Escola Primária nº1 de Carcavelos. Deu aulas no colégio St. Julian’s School e passou pelo Ensino Especial na Associação Cristã da Mocidade e pela Famser–Associação de Famílias Voluntárias Anti-Droga.

Natural de Lamego, onde nasceu em 1937, Maria Odete Morgado veio viver com os pais e os irmãos para Lisboa, com apenas três anos, de onde se mudou depois para a Parede.

Com 38 anos, viajou para Moçambique, onde o marido, delegado de propaganda médica, foi colocado. Na antiga colónia portuguesa, acabou por assumir a coordenação do Ensino Primário no Colégio Marista.

Seis anos depois, regressou a Portugal, sendo que a sua carreira profissional prosseguiu na Delegação Escolar, em Cascais. De referir também no seu currículo as aberturas do infantário ‘O Berço’ e do colégio ‘O Cavalinho’, em Sassoeiros.

O velório de Maria Odete Morgado decorrerá no Salão Cultural da sede da Sociedade Musical e Recreativa de Carcavelos a partir das 17h30 de hoje, sendo que a missa de corpo presente será amanhã (sexta-feira), às 14h30, na Igreja Paroquial de Carcavelos, de onde o corpo sairá para o Cemitério da Guia.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.