Oeiras celebra 260 anos de elevação a concelho

O Dia do Município de Oeiras, assinalado esta sexta-feira (7 Junho), foi celebrado com a atribuição, pela Câmara Municipal local, de sete ambulâncias aos bombeiros do concelho e de cinco carrinhas de transporte de doentes a Instituições Particulares de Solidariedade Social locais. 

Esta cerimónia decorreu no estacionamento da Adega do Palácio do Marquês de Pombal. No dia em que se celebraram 260 anos da elevação de Oeiras a Concelho, o programa comemorativo teve início, ao início da manhã, com o já tradicional hastear das bandeiras, frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Ainda durante a manhã, a autarquia reabriu a Rua 7 de Junho de 1759, que foi alvo de obras de requalificação, seguindo-se uma Missa Solene celebrada na Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro.

Ao final da manhã, decorreu uma Sessão Solene no Grande Auditório do Taguspark (Talaíde, Porto Salvo) liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, durante a qual foram atribuídas Medalhas de Mérito Municipal a cidadãos e instituições de reconhecido mérito.

Com Medalha Municipal de Mérito Grau OURO foram distinguidos João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Daniel dos Santos Nunes, quadro da Organização das Nações Unidas, e a Professora Catedrática Maria Helena Pereira, fundadora da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Vitor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito Grau PRATA.

Durante a tarde, foram inauguradas as obras de restauro operadas na Capela de Leceia e realizada a cerimónia de reabertura do Pavilhão Polidesportivo do Moinho do Vento, em Linda-a-Velha, após obras de requalificação.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.