Autocarro sem condutor circula em Carcavelos

O primeiro veículo autónomo destinado ao transporte público de passageiros a operar em Portugal começou a circular no concelho de Cascais na passada quarta-feira, para já só em testes. A viagem inaugural deste miniautocarro sem condutor liga, numa primeira fase, a Rotunda da Quinta de São Gonçalo à Universidade Nova SBE (School of Business and Economics), em Carcavelos, um pequeno percurso de 700 metros.

De acordo com informação divulgada pela autarquia cascalense, numa segunda fase de testes, o veículo autónomo vai efectuar um trajecto entre a Nova SBE e a estação de comboios de Carcavelos, um percurso de cerca de 1,5 quilómetros cumpridos com a ajuda de meios tecnológicos, nomeadamente sensores, câmaras de vídeo e um dispositivo GPS. Esta viagem vai ser realizada, pela primeira vez, esta sexta-feira.

O veículo que está a ser testado, numa iniciativa da Câmara Municipal de Cascais através do programa MobiCascais, é de fabrico francês, da marca Easy Mile, tem capacidade para transportar até 15 passageiros e pode atingir uma velocidade máxima de 25 quilómetros por hora, sendo livre de emissões de carbono por funcionar com uma bateria. Ainda não existe uma data definida para a circulação em situação real

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.