Queluz e Belas promovem Orçamento Participativo

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas está apostada em reforçar a participação dos cidadãos na tomada de decisões relativamente a políticas públicas de âmbito local, pelo que mantém a aposta no Orçamento Participativo (OP).

Este mecanismo de democracia participativa permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento da freguesia, através de apresentação de propostas de projecto com ideias que gostariam de ver concretizadas.

Os cidadãos são convidados a participar na fase de apresentação e de discussão das propostas e também na fase de votação dos projectos finalistas, sendo que a participação é feita em nome individual ou enquanto representante de associações legalmente constituídas.

As propostas mais votadas serão submetidas à avaliação da equipa técnica da autarquia e, após validação, são colocadas a votação pública. Nesta fase, as propostas mais votadas são as vencedoras e implementadas na União de Freguesias.

As propostas ao OP devem ser apresentadas através do preenchimento de um formulário específico disponível na Junta de Freguesia de Queluz e Belas e na sua página electrónica, em www.ufqueluzbelas.pt.

No OP de 2019 poderão ser seleccionados projectos até esgotar a dotação total de 20 mil euros, prevista no orçamento anual. A fase para divulgação e apresentação de propostas decorre até ao próximo dia 15 de Abril.

Entretanto, será realizada uma sessão de esclarecimento e apresentação de propostas pela população no próximo dia 26 de Março, pelas 21h00, na Sala Polivalente, Av. Dr. Leão de Oliveira, Lote 4, em Belas.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.