Bolo Rei de 140 metros na Amadora

A iniciativa repete-se pelo quinto ano consecutivo e a sua organização está a cargo de um empresário do mercado da Brandoa ao qual a Junta de Freguesia se aliou este ano para comemorar a chegada de 2019 e o Dia de Reis. A Junta de Freguesia da Encosta do Sol, na Amadora, deu o pontapé de saída para o novo ano convidando a população a comer uma fatia do Maior Bolo Rei da Cidade. 

Luís Monteiro, mentor do evento, revela que “A ideia foi do meu pasteleiro. Disse-me: “vamos fazer uma coisa diferente” e eu aceitei o desafio. Desde o primeiro ano que o fizémos foi com o intuito de o partilhar com a população e com as instituições da freguesia”. O empresário contou que o bolo “começou com 90 metros e hoje em dia tem 140. É um trabalho que dura mais de 24 horas e envolve a participação de três pessoas a bater massa, a enrolar e a decorar. Todos os anos têm sido acrescentados mais cinco/dez metros. Já vamos a meio da rua e para o ano queremos chegar lá acima” revela confiante.

O Presidente da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, Armando Paulino, que se associa a esta celebração afirma que “o nosso objectivo é, um dia, atingirmos um dos recordes. Estamos a trabalhar para isso. Todos os anos é um treino, todos os anos vamos acrescentando o bolo e caminhando no sentido de um dia o inscrevermos no Livro dos Recordes como, talvez, o maior de Portugal ou da Europa”. Armando Paulino ressalva a forte participação dos habitantes e da comunidade escolar da freguesia.

A população adere em massa a este momento que é acompanhado pelo cantar das Janeiras enquanto a prova é feita. No final todos os presentes fizeram um balanço positivo do evento. O bolo foi ainda distribuído pelas associações, pelas IPSSs e pelas escolas da freguesia.

FICHA TÉCNICA

Peso: 270 kilos
Farinha: 160 kilos
Frutos secos: 40 kilos de frutos secos
Fruta Cristalizada 60 kilos 
Ovos: cerca de 400 

Autor: Leonor Noronha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.